Última hora

Câmara da Póvoa de Varzim aprova contas de 2020 com saldo positivo de 11 milhões de euros

14 Junho 2021
Câmara da Póvoa de Varzim aprova contas de 2020 com saldo positivo de 11 milhões de euros
Política
0

O Relatório e Contas da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, referente a 2020, foi aprovado por unanimidade, refletindo um saldo positivo de 11 milhões de euros, a maior poupança dos últimos quatro anos.
Segundo o presidente da autarquia poveira, o documento, que tinha por base um orçamento de 64 milhões de euros, espelha que o município “está numa situação financeira saudável e com contas consistentes”, apesar das contingências de 2020 devido à pandemia de Covid-19.
“As contas apresentam a maior poupança dos últimos quatro anos, com um diferencial positivo de 11 milhões de euros, que aumentou a capacidade de investimento do município. A realização da receita foi 85%, executando 55 milhões dos 64 previstos, enquanto na despesa houve uma realização de 84%”, detalhou Aires Pereira.
O presidente de Câmara Municipal da Póvoa de Varzim referiu, ainda, “uma execução de 18 milhões de euros em investimentos, correspondente a 78% do previsto”, e partilhou “uma poupança de cerca de 4 milhões de euros, nomeadamente na aquisição de bens e serviços”.
“Estes números refletem as nossas opções e capacidade de execução. Temos uma margem de endividamento de 45 milhões, sendo que a dívida total é de 18,6 milhões. Estamos numa situação financeira saudável e com contas consistentes que a todos nos deve deixar orgulhosos”, rematou Aires Pereira.
O documento foi aprovado pela maioria do PSD no executivo e mereceu voto favorável dos vereadores da oposição do PS, que referiram que os “números estão certos”.
“Surgiram gastos excecionais com a Covid-19, mas a despesa teve um decréscimo significativo em 2020. Por isso é que a poupança corrente também foi a mais elevada dos últimos anos. O município está equilibrado e é isso que se pretende no caminho da sustentabilidade”, concluiu o vereador socialista José Milhazes.