Última hora

Área Metropolitana do Porto aprova acordo para uma nova solução ferroviária na Linha de Leixões

1 Junho 2021
Área Metropolitana do Porto aprova acordo para uma nova solução ferroviária na Linha de Leixões
Local
0

O Conselho Metropolitano do Porto (CMP) aprovou esta sexta feira o acordo de colaboração entre a Área Metropolitana do Porto (AMP), a Infraestruturas de Portugal (IP) e cinco municípios para a avaliação da implementação de uma solução ferroviária na Linha de Leixões.
“Pretendemos evoluir no sentido de garantir a reabilitação da Linha de Leixões para uso de passageiros. Esta linha trará vantagens do ponto de vista de mobilidade, mesmo na lógica metropolitana”, afirmou a autarca de Matosinhos, município que integra o acordo com Porto, Maia, Valongo e Gondomar.
De acordo com Luísa Salgueiro, o objetivo do mesmo é que a Infraestruturas de Portugal (IP) realize uma “série de estudos”, nomeadamente das condições para adaptar a linha ao serviço de passageiros, do modelo de exploração, da viabilidade técnica e ambiental, da procura e análise custo/benefício.
“Isto já foi falado com a IP”, assegurou a autarca, acrescentando que o acordo só passará para a fase seguinte quando “os estudos estiverem realizados”.
A solução ferroviária na Linha de Leixões visa a introdução do tráfego de passageiros, mas também a ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, em alta velocidade.
“A Linha de Leixões já foi reaberta para o uso de passageiros e não teve sucesso, porque as estações existentes não coincidiam com a procura. Estes ajustes têm de ser feitos”, afirmou Luísa Salgueiro, acrescentando que seriam necessários “95 milhões de euros” para concretizar o projeto de materialização e extensão da solução ferroviária.
“Precisamos dos estudos para demonstrar a oportunidade deste investimento. Só em função do resultado desses estudos é que o Governo avançará ou não para a realização do investimento”, disse a autarca socialista.
Também o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, afirmou que a iniciativa “é louvável” e “muito positiva”.
“Pretende-se fazer uma coisa mais consistente e é fundamental criar condições e modernidades para que ela tenha êxito”, salientou, lembrando que a utilização da linha no início do século XX foi útil para uma “panóplia de trabalhadores que desenvolviam atividade no corredor ferroviário”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou a importância deste equipamento, referindo que tanto os cinco municípios como a Área Metropolitana do Porto (AMP) “precisam muito” desta solução ferroviária.
“Esta é uma decisão importantíssima (…). A extensão desta linha ao aeroporto é importante não só na região, mas na Galiza”, acrescentou, recordando a “história espantosa” da Linha de Leixões que “não foi desejada por muita gente”.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, defendeu que “todas as iniciativas que tenham por objetivo melhorar a circulação e tirar os automóveis de circulação são bem-vindas e acolhidas”.
“Todos acabamos por beneficiar com isto. É um projeto importantíssimo e estruturante para toda a AMP”, disse, ainda, o autarca poveiro.