Última hora

“Temos de pensar que é mais uma oportunidade para ficarmos onde merecemos estar”

20 Maio 2021
“Temos de pensar que é mais uma oportunidade para ficarmos onde merecemos estar”
Desporto
0

O Rio Ave venceu esta quarta feira por 2-1 na visita ao lanterna-vermelha Nacional, na 34.ª e última jornada da I Liga de futebol, mas vai ter de disputar o ‘play-off’ de manutenção com o terceiro colocado da II Liga.
No Funchal, o Nacional, já despromovido ao segundo escalão, adiantou-se no marcador aos 11 minutos, com um golo do brasileiro Dudu, mas a equipa de Vila do Conde chegou ao empate aos 51, através do ‘canarinho’ Aderllan Santos. Carlos Mané, aos 90+4, deu a volta ao marcador e garantiu os três pontos para o Rio Ave.
“Temos de pensar que é mais uma oportunidade para ficarmos onde merecemos estar, em função do que é o clube, a SAD, a cidade, e acima de tudo a motivação e o trabalho dos meus jogadores. Sabíamos que hoje era fundamental ganhar, para que o que quer que acontecesse nos outros campos não nos pusesse um peso negativo. Conseguimos, mas outros também foram competentes. É com um grande sentido de responsabilidade que vamos encarar este período de trabalho, com grande respeito por qualquer adversário que possa aparecer. Pode parecer que hoje era um jogo fácil, mas não era. Era um jogo difícil, contra um adversário que tem qualidade, tem orgulho, tem um treinador, uma equipa técnica e um grupo de trabalho que merece muito respeito e que fez o seu trabalho de dificultar a nossa tarefa. Fomos bravos e resilientes para lidar com o resultado negativo. Sabíamos que podíamos colocar mais pressão sobre os outros campos, mas isso agora já não é importante. Pedi aos jogadores para não jogarem a pensar no que aconteceu há duas ou três semanas, mas para encararem como uma oportunidade de vida”, disse Miguel Cardoso no final do jogo.
Sobre se acha que o Rio Ave é favorito no ‘play-off’, o treinador dos vilacondenses disse: “não acho que haja favoritos quando se chega a este ponto das competições, como ao longo deste campeonato se verificou. A ausência de público, a motivação das equipas que vêm de baixo, de percursos bons. Não há favoritos, o favorito é aquele que, quando o árbitro apita para começar o jogo, põe as suas forças em campo. Aquele que deixar alguma coisa de fora vai estar um passo atrás”.
O conjunto da foz do Ave terá mais dois jogos, contra a equipa que ficar no terceiro lugar da II Liga [Vizela, Arouca ou Académica de Coimbra são as hipóteses], para tentar manter-se no principal escalão do futebol nacional e ‘salvar’ uma época muito aquém das expectativas.