Última hora

Museu Nacional de Soares dos Reis no Porto reabriu com três exposições e um concerto

18 Maio 2021
Museu Nacional de Soares dos Reis no Porto reabriu com três exposições e um concerto
Cultura
0

O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), no Porto, reabriu este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, anunciou antes da abertura o diretor.
“Queremos reativar e fortalecer a relação com o público e, para isso, é também importante que o Museu [Nacional Soares dos Reis] se apresente de uma forma intensa, mas segura (…). Achámos que era urgente devolver o Museu à cidade e ao país, e, portanto, abrimos com esta política de exposições temporárias, mas que, de alguma forma, já coloca o Museu no campo da programação cultural”, explicou o novo diretor do Museu Soares dos Reis, António Ponte.
À margem da conferência de imprensa para anunciar a reabertura do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) e a sua programação para os próximos meses, António Ponte explicou que a exposição de longa duração do MNSR vai ser adiada “por algum tempo”, por “questões de uma programação cuidada e rigorosa”, prevendo-se que esteja disponível para os visitantes em novembro próximo.
O MNSR reabriu às 18 horas do passado sábado, precisamente na Noite Europeia dos Museus -, e apresentou as exposições temporárias “A Índia em Portugal – um tempo de confluências artísticas” (patente até 30 de junho), “José Régio: [Re] Visitações à Torre de Marfim” (até 1 de agosto), e “Depositarium …1” (até 31 de agosto). A noite terminou com um concerto do ensemble de saxofones Vento do Norte.
Uma das exposições temporárias que António Ponte destacou foi “José Régio: [Re] Visitações à Torre de Marfim”, por ser uma exposição de poesia e desenho que permite conhecer a “obra gráfica do escritor José Régio, bem como a sua relação com o irmão e pintor Júlio”.
Rui Maia, curador desta exposição, contou, aos jornalistas, como 111 desenhos e três cadernos manuscritos, entre outros objetos, revelam a capacidade que o desenho teve para dar “fisionomia a várias personagens e cenários” das obras literárias e do teatro do escritor.
A exposição temporária “José Régio: [Re] Visitações à Torre de Marfim” está patente até dia 1 de agosto no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR).