Última hora

Metro do Porto interrompido devido a problema entre as estações dos Verdes e de Modivas Centro

24 Maio 2021
Metro do Porto interrompido devido a problema entre as estações dos Verdes e de Modivas Centro
Local
0

Um problema na catenária obrigou hoje à interrupção da circulação do Metro do Porto na Linha B, entre as estações Verdes, na Maia, e Modivas Centro, em Vila do Conde, informou a empresa.
Em matemática, catenária é a curva assumida por uma corrente ou ligação flexível suspensa fixada apenas nas suas extremidades e sujeita somente à força do seu próprio peso (gravidade).
A curva catenária tem um formato semelhante à letra U ou a um arco de parábola e é bastante comum, estando presente, por exemplo, no design de alguns arcos arquitetónicos.
Na ferrovia, a catenária é um sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea. Difere das distribuições de alta/média/baixa tensão para permitir uma captação direta de energia do cabo por meio de um pantógrafo. Os cabos são trocados a cada número determinado de postes e são fixos por tensão, existindo um peso superior ao de metade do cabo em cada extremidade que o estica até assentar por baixo dos fixadores. Este meio de fixação permite que haja uma superfície lisa de contacto em todo o cabo. Este sistema é utilizado por teleféricos, elétricos, metros de superfície, locomotivas e tratores ferroviários.
Segundo informação disponível na página da Internet da Metro do Porto, foram já colocados autocarros para garantir o vaivém dos passageiros entre as estações Verdes, na Maia, e Modivas Centro, em Vila do Conde.
A Linha B, também conhecida por “Linha Vermelha”, garante a ligação entre o Estádio do Dragão, no Porto, e a Póvoa de Varzim.