Última hora

Festas do Senhor de Matosinhos com programa alternativo face à atual pandemia de Covid-19

27 Maio 2021
Festas do Senhor de Matosinhos com programa alternativo face à atual pandemia de Covid-19
Cultura
0

A romaria do Senhor de Matosinhos realiza-se este ano em formato misto, com iniciativas presenciais e ‘online’, “respeitando as normas” exigíveis face à Covid-19, informou a Câmara Municipal matosinhense.
“Sensível ao simbolismo, fé e devoção que o Senhor de Matosinhos mobiliza, a Câmara Municipal decidiu apresentar um programa diferente, adaptado às atuais circunstâncias e respeitando as normas emitidas pela Direção-Geral da Saúde”, face à Covid-19, afirmou a autarquia matosinhense em comunicado.
A festividade do Senhor de Matosinhos realiza-se há 700 anos e em circunstâncias habituais reuniria “cerca de dois milhões de visitantes”, segundo cálculos do município.
À semelhança do ano passado, a tradicional romaria do Senhor de Matosinhos não se irá realizar devido à pandemia.
A parte religiosa do programa presencial anunciado, que se prolonga entre 21 de maio e 6 de junho, centrou-se no dia 25, feriado municipal, às 11 horas, com a celebração de uma missa solene no Bom Jesus de Matosinhos, presidida pelo bispo auxiliar Pio Alves, da Diocese do Porto.
Na vertente lúdica, o programa presencial contemplou, entre outras iniciativas, um concerto com o cantautor portuense de raízes brasileiras Tiago Nacarato, com a participação especial de Bárbara Tinoco, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.
O lançamento do Livro “Senhor de Matosinhos, Cartazes da Festa”, com Hélder Pacheco, foi outra de dezenas de iniciativas programadas.
Numa mostra que se vai prolongar até 6 de junho, repartida por Museu da Quinta de Santiago, Galeria Municipal e edifício dos Paços do Concelho, Matosinhos vai mostrar também, por ocasião das suas festas, cerca de 450 obras em que a autarquia investiu ao longo dos últimos 25 anos.
Para acompanhar esta exposição, observando uma seleção de obras em realidade aumentada, pode descarregar-se o aplicativo de telemóvel “Matosinhos ARt”.
“Para quem gosta de desafios virtuais, tal como aconteceu no ano passado, serão partilhados diariamente, entre os dias 22 e 25 de maio, vídeos com atividades relacionadas com as Festas do Senhor de Matosinhos, como experimentar as receitas do tradicional pão com chouriço e das farturas, ou recriar os tapetes de flores da procissão, para que todos possam aprender e fazer em casa”, acrescentou a Câmara Municipal de Matosinhos no mesmo documento.