Última hora

Circulação na Linha Vermelha do Metro do Porto normalizada depois de reparada uma catenária

25 Maio 2021
Circulação na Linha Vermelha do Metro do Porto normalizada depois de reparada uma catenária
Local
0

A circulação na Linha B ou “Linha Vermelha” do Metro do Porto já está a funcionar dentro da normalidade, após uma interrupção entre as estações dos Verdes e de Modivas Centro, devido a um problema na catenária, segundo a empresa.
Um problema na catenária obrigou esta segunda feira à interrupção da circulação do Metro do Porto na Linha B, entre as estações dos Verdes, na Maia, e de Modivas Centro, Vila Chã, em Vila do Conde.
Em matemática, catenária é a curva assumida por uma corrente ou ligação flexível suspensa fixada apenas nas suas extremidades e sujeita somente à força do seu próprio peso (gravidade).
A curva catenária tem um formato semelhante à letra U ou a um arco de parábola e é bastante comum, estando presente, por exemplo, no design de alguns arcos arquitetónicos.
Na ferrovia, a catenária é um sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea. Difere das distribuições de alta/média/baixa tensão para permitir uma captação direta de energia do cabo por meio de um pantógrafo. Os cabos são trocados a cada número determinado de postes e são fixos por tensão, existindo um peso superior ao de metade do cabo em cada extremidade que o estica até assentar por baixo dos fixadores. Este meio de fixação permite que haja uma superfície lisa de contacto em todo o cabo. Este sistema é utilizado por teleféricos, elétricos, metros de superfície, locomotivas e tratores ferroviários.
Segundo informação disponível na página da Internet da Metro do Porto, foram colocados autocarros para garantir o vaivém dos passageiros entre as estações dos Verdes, na Maia, e de Modivas Centro, Vila Chã, em Vila do Conde.
A Linha B, também conhecida por “Linha Vermelha”, garante a ligação entre o Estádio do Dragão, no Porto, e a Póvoa de Varzim.