Última hora

Autoridade da Concorrência aprova compra da fábrica de chocolates Imperial pela empresa Valor

18 Maio 2021
Autoridade da Concorrência aprova compra da fábrica de chocolates Imperial pela empresa Valor
Economia
0

A Imperial, dona das marcas de chocolates Pantagruel, Jubileu, Regina, Pintarolas, Floc Choc, Allegro e Belleville, entre outras, passa para empresa espanhola Valor, depois de ter estado mais de cinco anos nas mãos do fundo Vallis Sustainable Investments I.
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu “luz verde” à operação de compra da empresa portuguesa de chocolates Imperial pela espanhola Vimaroja, proprietária da empresa de chocolates Valor.
O negócio teve a decisão de não oposição da Autoridade da Concorrência (AdC) no passado dia 4 de maio, com o regulador a concluir que a transação “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados”.
A operação tinha sido anunciada a 24 de março, mas estava dependente das habituais autorizações regulatórias necessárias em negócios de concentração de área de atividade.
“Em 4 de maio de 2021, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, delibera adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados”, tornou público a Autoridade da Concorrência (AdC).
A Imperial, dona das marcas Pantagruel, Jubileu, Regina, Pintarolas, Floc Choc, Allegro e Belleville, entre outras, estava nas mãos do fundo Vallis Sustainable Investments I, da ‘holding’ Vallis Capital Partners, desde que foi adquirida ao grupo RAR, em 2015.
A Imperial fatura anualmente 33 milhões de euros, exporta para mais de 50 países e produz cerca de 6 mil toneladas de chocolates por ano.
A Chocolates Valor, sediada em Villajoyosa, Alicante, exporta os seus produtos para mais de 60 países e fechou o exercício de 2020 com uma faturação de 138 milhões de euros.