Última hora

As contas finais que quatro clubes têm agora de fazer para não serem despromovidos à II Liga

19 Maio 2021
As contas finais que quatro clubes têm agora de fazer para não serem despromovidos à II Liga
Desporto
0

As contas finais da manutenção na I Liga ficaram reservadas para a última ronda. Com o Nacional matematicamente despromovido, falta agora saber quem o acompanha para a II Liga e quem vai disputar o ‘play-off’ de manutenção na I Liga (a disputar com o terceiro classificado da II Liga).
Nesta 34.ª e última jornada de indecisões estão Boavista, Farense, Portimonense e Rio Ave.
Neste momento, o Farense ocupa a 17.ª posição, com 31 pontos, os mesmos do que o Rio Ave, no 16.º lugar, e que dá acesso ao ‘play-off’ de manutenção. O Boavista, com 33 pontos, e o Portimonense, com 34, estão, neste momento, fora de perigo, mas ainda sem a manutenção garantida.
O Portimonense é o que tem as contas mais facilitadas, uma vez que bastará um empate para selar o passaporte da manutenção, porém a tarefa não se avizinha fácil, uma vez que do outro lado está o Sporting de Braga.
Logo a seguir aparece o Boavista, que também depende apenas de si para garantir a manutenção. Mas isso só acontece ganhando em casa do Gil Vicente.
Já o Rio Ave depende de terceiros para se manter no principal escalão de futebol. Vencendo garante, desde logo, a presença no ‘play-off’, mas um triunfo no terreno do Nacional da Madeira, conciliado com uma derrota ou um empate do Boavista ou uma derrota do Portimonense garantem, automaticamente, a presença na I Liga 2021/22.
As contas mais difíceis de fazer são as do Farense, que tem obrigatoriamente de vencer e esperar pelos deslizes de Rio Ave e do Boavista para se manter na I Liga. Em caso de igualdade pontual no fim da jornada, o emblema algarvio tem apenas vantagem no confronto direto com os axadrezados, perdendo depois para o rival Portimonense, assim como para o Rio Ave.
A jornada, que se iniciou na terça feira com a vitória do Paços de Ferreira na visita ao Tondela (3-2), tem o jogo entre FC Porto e Belenenses SAD às 18:00, estando a maioria dos restantes encontros marcados para as 20:00, enquanto a receção do campeão Sporting ao Marítimo encerra a I Liga da época 2020/21, às 21:45 horas.