Última hora

Trabalhadores de cantinas do Politécnico do Porto reclamam em Vila do Conde reintegração

20 Abril 2021
Trabalhadores de cantinas do Politécnico do Porto reclamam em Vila do Conde reintegração
Local
0

Cerca de 20 trabalhadores das cantinas e bares do Instituto Politécnico do Porto (IPP) reivindicaram esta segunda feira a reintegração nos locais de trabalho, o pagamento de salários em atraso e a regularização das condições laborais.
O grupo reuniu-se à porta da Escola Superior de Média, Artes e Design (ESMAD), no pólo de Vila do Conde do Instituto Politécnico do Porto (IPP), dando conta de uma situação de precariedade que estão a atravessar desde janeiro deste ano.
Os trabalhadores pertenciam a uma empresa [Statusvoga, Lda.], que venceu o concurso de concessão das cantinas e bares dos diferentes estabelecimentos do IPP, mas que, entretanto, rescindiu o contrato e transferiu os funcionários para a alçada do IPP.
“Desde janeiro que não recebem os salários, e que segundo a empresa serão pagos quando a Segurança Social libertar as verbas do ‘lay-off’. Mas desde abril passam a ser da responsabilidade do IPP, que diz que só vai abrir novo concurso em setembro, quando as cantinas e os bares reabrirem”, explicou Nuno Coelho, dirigente sindical.
O responsável do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte considera que a situação “é inaceitável” e garante que estes trabalhadores “não podem ficar esquecidos”.
“Defendemos que o IPP deve reabrir as cantinas e reintegrar esses trabalhadores e assegurar-lhes o emprego até setembro, e depois entregar a concessão a quem ganhar o concurso”, revelou Nuno Coelho.
O sindicalista disse ter indicação, por parte da empresa que cessou a concessão, que, em breve, os três meses de salários em falta vão ser liquidados, através de fundos da Segurança Social, mas vincou que “o futuro é o que mais preocupa”.
O sindicato e os trabalhadores aproveitaram a visita ao local, nessa tarde, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para expor a situação, algo que o governante disse “não ter conhecimento”.
“É um caso específico que, certamente, o presidente do Instituto Politécnico do Porto tem sobre o controlo e o vai resolver”, disse Manuel Heitor.
Já João Rocha, responsável do IPP, disse que se trata de “uma questão legal que será resolvida da forma possível”.