Última hora

Surto de 11 casos de Covid-19 fecha Escola Básica de Perafita em Matosinhos até ao final do mês

22 Abril 2021
Surto de 11 casos de Covid-19 fecha Escola Básica de Perafita em Matosinhos até ao final do mês
Local
0

Onze casos confirmados de Covid-19 obrigaram a fechar até ao final do mês de abril a Escola Básica de Perafita, em Matosinhos, anunciou a directora escolar, Mariana Espogeira, em comunicado dirigido aos encarregados de educação.
Segundo o comunicado, datado da passada quarta feira, foram já notificados 11 casos confirmados em alunos de sete turmas diferentes da Escola Básica de Perafita, em Matosinhos, pelo que toda a comunidade escolar, profissionais e alunos dos 2.º e 3.º ciclos têm de ficar em isolamento profilático obrigatório até ao próximo dia 30 de abril.
“Por forma a quebrar a cadeia de transmissão, foi decidido pela Autoridade de Saúde de Matosinhos que todos os elementos da escola (alunos, docentes e não docentes) fossem colocados em isolamento profilático (…) Todos deveremos aguardar por nova testagem massiva e aderir em pleno para garantir um regresso seguro para todos nós”, refere a nota da diretora da Escola Básica de Perafita, Mariana Espogeira, dirigida aos encarregados de educação.
As medidas agora adotadas excluem todos os restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Perafita, incluindo jardins-de-infância, que “funcionarão normalmente”.
De acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), em Portugal morreram 16.952 pessoas dos 832.255 casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia, mas também há registo de pelo menos 790.650 doentes recuperados da doença.
A Covid-19, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, já provocou mais de três milhões de óbitos em todo o mundo, entre os mais de 144 milhões de casos identificados, mas também há registo de cerca de 123 milhões de doentes recuperados da doença.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade com mais de 11 milhões de habitantes do centro da China.