Última hora

Matosinhos, Maia, Valongo e Gondomar levam uma proposta sobre a Linha de Leixões à AMP

27 Abril 2021
Matosinhos, Maia, Valongo e Gondomar levam uma proposta sobre a Linha de Leixões à AMP
Local
0

As câmaras de Matosinhos, Maia, Valongo e Gondomar, no distrito do Porto, vão apresentar no Conselho Metropolitano do Porto (CMP) da área Metropolitana do Porto (AMP) uma proposta para estudar a criação de novas estações na Linha de Leixões, utilizada para transporte de mercadorias.
Esta informação foi avançada pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, durante a reunião pública do executivo da autarquia matosinhense.
A autarca contou que, na semana passada, reuniu com estes presidentes de câmara e ficou estabelecido levarem ao próximo Conselho Metropolitano do Porto (CMP) da área Metropolitana do Porto (AMP) uma proposta de protocolo com a Infraestruturas de Portugal (IP) para garantir a realização dos estudos necessários para a implementação de novas estações e a sua viabilidade.
Em fevereiro, também em reunião do executivo municipal, Luísa Salgueiro defendeu a integração no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) da adaptação da Linha de Leixões para passageiros.
A Linha de Leixões liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões, em Matosinhos.
Inaugurada em 1938, a Linha de Leixões fez serviço de passageiros até 1987 e entre maio de 2009 e janeiro de 2011.
Em janeiro passado, o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, defendeu a necessidade de “uma avaliação muito rigorosa da transformação da Linha de Leixões para perceber a sua eficácia e procura”, antes de ser posta ao serviço das pessoas.
Jorge Delgado falava aos jornalistas no final de uma viagem do Comboio Operário, reativado a 4 de janeiro, entre a estação de Contumil e as oficinas da CP (Comboios de Portugal) em Guifões, em Matosinhos.