Última hora

Laura Castro substitui vilacondense António Ponte na Direção Regional de Cultura do Norte

14 Abril 2021
Laura Castro substitui vilacondense António Ponte na Direção Regional de Cultura do Norte
Cultura
0

A historiadora de arte, professora e investigadora Laura Castro foi nomeada para o cargo de diretora regional de Cultura do Norte, revelou fonte do Ministério da Cultura.
De acordo com a mesma fonte, a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, designou Laura Castro para o cargo de diretora regional de Cultura do Norte, num despacho de nomeação que produz efeitos a partir de 19 de abril.
Laura Castro irá ocupar o lugar do anterior diretor regional de Cultura do Norte, o museólogo António Ponte, selecionado em fevereiro deste ano, num concurso internacional, para a direção do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto.
Laura Lucinda de Oliveira Castro é doutorada em Arte e Design pela Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010), mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993), e licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Laura Castro é, também, professora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, da qual foi diretora entre 2013 e 2017, e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma escola, indicam os dados biográficos do Ministério da Cultura.
Entre o início da década de noventa e o ano de 2006 trabalhou na Câmara Municipal do Porto e colaborou com a Câmara Municipal de Matosinhos. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte (APHA), a cuja direção pertenceu entre 2005 e 2009.
Laura Castro é ainda membro do conselho de fundadores do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, e pertenceu ao conselho de administração desta instituição entre 2009 e 2014, e entre 2019 e 2020.
Laura Lucinda de Oliveira Castro foi presidente da direção do Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental do Porto, entre 2015 e 2020.