Última hora

José Pedro Rodrigues é o candidato da Coligação Democrática Unitária à Câmara de Matosinhos

16 Abril 2021
José Pedro Rodrigues é o candidato da Coligação Democrática Unitária à Câmara de Matosinhos
Política
0

O vereador da Proteção Civil e Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, é o candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU), entre o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), à presidência desta autarquia do distrito do Porto nas próximas eleições autárquicas.
Em comunicado, a Coligação Democrática Unitária (CDU) de Matosinhos referiu que a recandidatura de José Pedro Rodrigues, de 43 anos, natural de São Mamede de Infesta, vai ser apresentada neste domingo, pelas 11 horas, junto à Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos.
Licenciado em Comunicação Social pela Universidade do Minho, o comunista está desde 2013 no executivo municipal da Câmara de Matosinhos, atualmente liderado pelo PS.
Entre 2013 e 2017, período em que a autarquia foi liderada por Guilherme Pinto, entretanto falecido, e Eduardo Pinheiro, agora secretário de Estado, José Pedro Rodrigues assumiu o pelouro da Mobilidade e Transportes, em regime de meio tempo.
Posteriormente, de 2017 até à data, José Pedro Rodrigues acumulou também o pelouro da Proteção Civil, igualmente em regime de meio tempo até 2020.
Contudo, desde o início deste ano que o comunista está a tempo inteiro no executivo, atualmente liderado pela socialista Luísa Salgueiro.
No domingo, além do candidato à presidência desta câmara, a Coligação Democrática Unitária (CDU) , entre o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), apresenta também José Avelino Pereira, trabalhador autárquico aposentado, como candidato à Assembleia Municipal de Matosinhos.
As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo de Portugal para o período compreendido entre 22 de setembro e 14 de outubro.
Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).