Última hora

Físico da Póvoa de Varzim Vítor Cardoso ganha bolsa de investigação de 5,3M€ na Dinamarca

20 Abril 2021
Físico da Póvoa de Varzim Vítor Cardoso ganha bolsa de investigação de 5,3M€ na Dinamarca
Local
0

O físico poveiro Vítor Cardoso ganhou uma bolsa de 5,3 milhões de euros para dirigir e criar um grupo de investigação na área da gravitação no Instituto Niels Bohr, na Dinamarca, anunciou na passada sexta feira o Instituto Superior Técnico (IST), onde leciona.
A bolsa, que vai ser entregue em 27 de abril, é concedida pela fundação dinamarquesa Villum Fonden, criada em 1971 pelo engenheiro civil Villum Kann Rasmussen, adianta o Instituto Superior Técnico (IST) em comunicado.
O docente e investigador do Centro de Astrofísica e Gravitação (Centra) do IST, em Lisboa, disse que espera ter o grupo de investigação criado e instalado no fim de 2022, ano em que se celebra o centenário da atribuição do Prémio Nobel da Física ao dinamarquês Niels Bohr (1885-1962), que ajudou a estabelecer os alicerces da física quântica.
Vítor Cardoso referiu que o grupo de investigação, que incluirá cientistas portugueses, irá debruçar-se sobre o estudo de buracos negros, replicando o trabalho que se faz no Centra, especialista em física gravitacional e buracos negros.
Apesar de assumir a direção do novo grupo de investigação do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga, o físico poveiro vai manter em paralelo a sua atividade de investigação e docência no IST, onde dirige o Departamento de Física.
O Instituto Niels Bohr, onde trabalham cerca de 130 cientistas, ensina e investiga nas áreas da astrofísica, biofísica, geofísica, física quântica e física de partículas. Foi inaugurado em 1921 e teve como diretor Niels Bohr, que, no ano seguinte, foi distinguido com o Prémio Nobel da Física pela sua contribuição para a investigação da estrutura dos átomos.
Especialista no estudo de ondas gravitacionais e buracos negros, Vítor Cardoso vai ocupar o gabinete que antes pertenceu ao matemático e futebolista Harald August Bohr (1887-1951), irmão de Niels.
O físico poveiro foi um dos dez investigadores premiados com uma bolsa Villum Fonden 2021, que tem a duração de seis anos.