Última hora

Empresa de Vila de Conde doa árvores de fruto para fim de inclusão de jovens com deficiência

28 Abril 2021
Empresa de Vila de Conde doa árvores de fruto para fim de inclusão de jovens com deficiência
Local
0

A Quinta da Felicidade é o novo desafio do “Sim, Somos Capazes”, projeto de inclusão que acolhe jovens com deficiência em Vila Nova de Gaia, mas ainda falta “pelo menos” tinta e terra fértil, contou esta terça feira um dos responsáveis.
“É um novo desafio. A quinta é para os jovens do ‘Sim’, mas não é um gueto, é para todos”, disse o professor de educação especial Luís Baião.
Mas para que a Quinta da Felicidade se concretize em pleno, o “Sim, Somos Capazes”, ligado à Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel e que nasceu na Agrupamento de Escolas de Canelas, precisa de materiais para restaurar um espaço que inclui um ringue com 5.000 metros quadrados, um campo de ténis e outro de futsal, bem como “anexos atualmente em algum mau estado”, descreveu o professor.
Tinta, pavimento para interior e exterior, azulejos, louças sanitárias, móveis de cozinha, portas, janelas, cimento, areia, terra fértil, madeira, rede, plantas, são os alguns materiais que os responsáveis estão a tentar angariar.
“Uma empresa de Vila de Conde já deu 15 árvores de fruto, outra, que é da Maia, deu o chão. Há pais que doam tempo para trabalhar – um já meteu férias para ajudar na obra – e os jovens [com deficiência que fazem parte do ‘Sim’] colaboram conforme o atualmente possível [devido às medidas de contingência ligadas à Covid-19] e as suas competências”, contou Luís Baião.
Em causa está “um novo desafio” do “Sim, Somos Capazes”, projeto que surgiu em Canelas, quando o pai de um aluno com deficiência intelectual se viu perante a dúvida: “o Pedro acabou o 9.º ano, a oferta de trabalho é escassa, as instituições estão lotadas. E agora?”.
O projeto traduz-se, desde 2017, na tentativa de dar resposta ao desafio imposto pelo final da escolaridade obrigatória dos alunos com deficiência, procurando promover a inclusão destes jovens que não encontram na comunidade as respostas adequadas ao seu perfil e aspirações.
Atualmente, são 15 jovens com deficiência intelectual ou autismo acompanhados. Em setembro deverão ser 20.
A Quinta da Felicidade – que em linha reta fica a cerca de 100 metros da escola de Canelas, vai somar-se ao espaço que o “Sim, Somos Capazes” partilha no chamado C3 (Centro Cultural de Canelas) com outras instituições como a Academia Sénior ou o Instituto de Emprego e Formação Profissional que ali ministra cursos – acolhendo de imediato quatro jovens com autismo com idades dos 16 aos 20 anos.
“Será a ilha deles e onde poderão desenvolver atividades desportivas e atividades agrícolas. Não prometemos nada, não prometemos resultados, apenas muita dedicação”, apontou Luís Baião.
A Quinta da Felicidade serve também para dar uso diário e diurno a instalações da Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel, até aqui usadas sobretudo à noite e ao fim de semana.
O “Sim, Somos Capazes” tem financiamento do programa Portugal Inovação Social, enquanto a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é parceiro social.
Luís Baião contou que durante os períodos de confinamento, associados à pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, “o ‘Sim’ esteve em casa em modo ‘online’, mas sempre com monitores disponíveis para atividades presenciais sem cruzamentos entre pessoas e com todas as medidas de segurança”.
Quem quiser apoiar o projeto “Sim, Somos Capazes” da Quinta da Felicidade pode visitar o sítio da Internet do ‘Sim’, em www.simsomoscapazes.pt, ou entrar em contacto com o professor de educação especial Luís Baião através do e-mail luis.baiao@agrcanelas.edu.pt ou do número de telemóvel 965 025 927.