Última hora

Docapesca investe 313 mil euros a reabilitar estaleiros navais de Azurara em Vila do Conde

20 Abril 2021
Docapesca investe 313 mil euros a reabilitar estaleiros navais de Azurara em Vila do Conde
Local
0

A Docapesca, entidade que gere os portos de pesca e lotas nacionais, anunciou esta terça feira um investimento de 313 mil euros na reabilitação de equipamentos e infraestruturas nos estaleiros navais de Azurara, em Vila do Conde.
A primeira intervenção vai ser a reabilitação da casa das máquinas dos estaleiros navais de Azurara, numa empreitada orçada em 33 mil euros, que, segundo a Docapesca, contempla “a remoção de elementos existentes, a montagem do estaleiro e a mobilização de todos os equipamentos, satisfazendo as prescrições relativas à segurança e saúde no trabalho”.
A outra intervenção, para qual já foi lançado um concurso público com um preço de base de 280 mil euros, vai incidir na reabilitação da infraestrutura de alagem de embarcações junto aos estaleiros navais de Azurara.
A operação visa “repor as melhores condições nos elementos de betão armado que suportam o sistema de alagem das embarcações, onde serão também instalados novos carris”, explicou a Docapesca em comunicado.
Segundo a entidade “estes projetos enquadram-se no âmbito do melhoramento das características físicas, de higiene, segurança e ambientais, a introduzir nas instalações do estaleiro naval.
Os estaleiros de Azurara, situados numa das margens do canal de acesso ao porto de pesca de Vila do Conde, são uma das referências navais do país, com uma tradição secular na construção e reparação de embarcações.
A Docapesca – Portos e Lotas, SA é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, que, nos termos do Decreto-Lei n.º 107/90 de 27 de março, tem a seu cargo, no continente português, o serviço público da prestação de serviços de Primeira Venda de Pescado, bem como o apoio ao Setor da Pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.