Última hora

Companhia LaFontana de Vila do Conde no Festival Políticas à Parte em Arruda dos Vinhos

21 Abril 2021
Companhia LaFontana de Vila do Conde no Festival Políticas à Parte em Arruda dos Vinhos
Cultura
0

O 1.º Festival Políticas à Parte, para promover as políticas culturais no âmbito das comemorações do 25 de Abril e do 1.º de Maio, realiza-se em Arruda dos Vinhos, entre sexta feira e 1 de maio, numa organização deste município, e vai contar com a presença da companhia LaFontana de Vila do Conde.
Esta autarquia do distrito de Lisboa pretende “assinalar o desconfinamento da cultura com um festival que promove o pensamento político através da arte, inspirado pela quadra de forte cunho político que se comemora no 25 de Abril e no 1.º de Maio”, é referido em nota de imprensa.
Do festival, fazem parte três espetáculos, com bilhetes à venda por dois euros, sendo o primeiro protagonizado, na sexta feira, por JP Simões, “totalmente dedicado ao espírito da canção de protesto”.
Na terça feira, é a vez da companhia LaFontana, de Vila do Conde, apresentar o espetáculo coproduzido pelo Museu da Marioneta, “Discursos: o triunfo da palavra”, em que a palavra e o discurso político de figuras do século XX estão no centro das atenções.
A 29 de abril, Pedro Jóia apresenta o seu último trabalho, editado em 2020, “Zeca”, em homenagem à obra de José Afonso.
No âmbito das “Políticas à Parte”, a Galeria Municipal recebe a exposição de fotografia “Rostos de Abril” de Carlos Barbeitos. As imagens centram-se em pessoas anónimas que todos os anos participam nas manifestações do 25 de Abril. Na visão do fotógrafo, “são esses anónimos que perpetuam Abril”.
No que diz respeito às conversas, a política cultural será o grande objeto de discussão, ao longo dos dias, mobilizando pessoas do setor como o curador da coleção de arte do Estado, David Santos, antigo subdiretor-geral do Património Cultural e ex-diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, o programador cultural Paulo Pires e o jornalista Vítor Belanciano.
O festival é transmitido em simultâneo através da Internet, à exceção da exposição de fotografia e da peça de teatro da LaFontana de Vila do Conde.