Última hora

Câmara da Póvoa de Varzim limita este ano as festas de São Pedro a transmissões na televisão

29 Abril 2021
Câmara da Póvoa de Varzim limita este ano as festas de São Pedro a transmissões na televisão
Cultura
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim não vai mais uma vez este ano organizar nem autorizar eventos na via pública nas tradicionais festas de São Pedro, anunciou agora o presidente da autarquia.
A medida foi tomada no âmbito das restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, que limitam as aglomerações de pessoas no espaço público, tendo a Câmara articulado com um canal televisivo a transmissão de dois programas para “manter vivas as tradições”.
“Face à situação pandémica não haverá ajuntamentos informais na via pública e teremos de festejar o S. Pedro em casa, com um grupo restrito. Assim, à hora de jantar, no dia 28 junho, vamos ter duas transmissões no Porto Canal onde serão divulgadas das nossas tradições”, explicou o autarca Aires Pereira.
O presidente da Câmara explicou que este “é o modelo possível para este ano” e sublinhou que as associações dos bairros da cidade, que juntamente com a autarquia desenvolvem os festejos de São Pedro, irão participar neste formato alternativo, através da televisão.
“Haverá um programa dedicado às tradições de cada bairro e um outro dedicado com espetáculo das rusgas [atuação musical e de dança], onde todas as associações vão participar. É importante manter as pessoas envolvidas, mesmo sendo um modelo diferente, para que a tradição não se perca”, acrescentou.
O autarca garantiu que o município irá suportar os custos de testagem à Covid-19 a todos os elementos que vão participar nos programas televisivos, fazendo a despistagem, de forma regular, desde os ensaios até à atuação final.
As festas em honra de São Pedro, celebradas entre 28 e 29 de junho, são as mais emblemáticas celebrações populares da Póvoa de Varzim, envolvendo todo o concelho e atraindo ainda milhares de visitantes de todo o país.
Já em 2020, devido à pandemia de Covid-19, todos os tradicionais eventos foram cancelados além de proibidos os ajuntamentos na via pública.
Em Portugal, já morreram 16.973 pessoas com Covid-19 dos 835.563 casos de infeção confirmados, segundo a Direção-Geral da Saúde.