Última hora

Cafés, pastelarias e restaurantes com esplanada, escolas, ginásios e lojas vão poder reabrir 2.ª feira

1 Abril 2021
Cafés, pastelarias e restaurantes com esplanada, escolas, ginásios e lojas vão poder reabrir 2.ª feira
País
0

Os restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada podem reabrir na próxima segunda feira, com grupos limitados a quatro pessoas, mas o primeiro-ministro recomendou esta quinta feira que se mantenham “todas as cautelas”.
“As esplanadas poderão abrir, mas gostaria de recordar que não pode haver grupos com mais de quatro pessoas e que, mesmo na esplanada, devemos manter todas as cautelas”, afirmou António Costa, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros que decidiu avançar com a segunda fase do plano de desconfinamento, conhecido a 11 de março, no âmbito da pandemia de Covid-19.
“Obviamente, quando estamos a tomar o café, seguramente não estaremos com máscara. Quando permanecemos no café, mesmo ao ar livre, devemos manter a máscara”, acrescentou o governante.
Na segunda feira, 5 de abril, as lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados deixam de ter de vender ao postigo e passam a poder ter as suas portas franqueadas ao público, para, de acordo com a rotação e as regras da Direção-Geral da Saúde (DGS), poderem fazer atendimento presencial.
Nesta segunda fase de desconfinamento, reabrem também os ginásios, mas ainda sem autorização para aulas de grupo.
Os alunos do 2.º e 3.º ciclo retomam esta segunda feira as aulas presenciais, anunciou ainda o primeiro-ministro, confirmando que o plano de desconfinamento na educação para esse dia se mantém inalterado.
O regresso dos alunos do 2.º e 3.º ciclo, assim como as Atividades de Tempos Livres (ATL) dirigidas a esses estudantes, é uma das medidas que entram em vigor a 5 de abril.
Estes estudantes juntam-se, assim, às crianças das creches e do 1.º ciclo que foram os primeiros a regressar às suas escolas, a 15 de março.
Os centros de dia e equipamentos sociais para a área da deficiência também reabrem na próxima segunda feira, dando cumprimento ao previsto para a segunda fase do plano de desconfinamento.
A confirmação foi dada esta quinta feira pelo primeiro-ministro, António Costa, na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
António Costa afirmou que Portugal pode “dar o passo de avançar” com as medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda feira e explicou que “a aplicação combinada dos dois critérios” – incidência e ritmo de transmissão – mantém Portugal “claramente no quadrante verde”.
“Podemos dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda feira”, anunciou o primeiro-ministro António Costa.
Em Portugal, morreram 16.859 pessoas dos 822.314 casos de Covid-19 identificados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), mas também há registo de pelo menos 778.912 recuperados.
A Covid-19 já provocou pelo menos 2.828.154 óbitos resultantes de mais de 129 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas também há registo de pelo menos 104.424.134 recuperados.