Última hora

António Costa diz que Portugal vai avançar com plano de desconfinamento previsto a 5 de abril

1 Abril 2021
António Costa diz que Portugal vai avançar com plano de desconfinamento previsto a 5 de abril
País
0

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quinta feira que Portugal pode “dar o passo de avançar” com as medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda feira, 5 de abril.
No final do Conselho de Ministros desta quinta feira, António Costa explicou que “a aplicação combinada dos dois critérios” – incidência e ritmo de transmissão – mantém Portugal “claramente no quadrante verde”.
“Podemos dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda feira”, anunciou o primeiro-ministro.
De acordo com o chefe do executivo, neste momento há ainda 19 concelhos que estão acima do limiar de risco, ou seja, acima dos 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, seis dos quais estão mesmo acima dos 240 novos casos por 100 mil habitantes, no mesmo período.
O primeiro-ministro salientou que os especialistas ouvidos pelo Governo propuseram que, “se em duas avaliações sucessivas, os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco, nesses concelhos não devem avançar as medidas de desconfinamento”.
Dos 19 concelhos com maior incidência de casos, destacam-se Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior, com mais de 240 casos por 100 mil habitantes, segundo os dados mais recentes divulgados.
A este grupo de 19 pertencem ainda os concelhos de Alandroal, Albufeira, Beja, Borba, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Lagoa, Marinha Grande, Penela, Soure, Vila do Bispo e Vimioso, que registam entre 120 a 240 casos por 100 mil habitantes.
Em Portugal, morreram 16.859 pessoas dos 822.314 casos de Covid-19 identificados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Covid-19 já provocou pelo menos 2.828.154 óbitos resultantes de mais de 129 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas há registo de pelo menos 104.424.134 recuperados.