Última hora

“Queima do Judas” de Vila do Conde tem este ano uma edição exclusivamente online e interativa

18 Março 2021
“Queima do Judas” de Vila do Conde tem este ano uma edição exclusivamente online e interativa
Cultura
0

A tradicional cerimónia da “Queima do Judas” de Vila do Conde vai ter este ano uma maior interação com a população, alargando o evento das plataformas digitais para as casas das famílias, devido à pandemia de Covid-19.
A iniciativa ligada à Páscoa, que tem génese na tradição cristã e que é dramatizada num evento popular para marcar o fecho de um ciclo e início de um novo, já foi, na edição de 2020, transmitida nas redes sociais, devido à pandemia.
Para este ano, os organizadores mantêm a vertente digital, mas pretendem complementá-la com o envolvimento da população, convidado os vilacondenses a juntarem-se à iniciativa, criando o seu próprio “Judas no Quintal” e cumprindo o ritual, à devida escala, nas varandas, terraços e quintais, podendo, depois, partilhar vídeos e fotos.
“Queremos que haja um maior envolvimento comunitário, numa verdadeira cocriação coletiva, transmitida para todo o mundo, promovendo a tradição da “Queima do Judas” de Vila do Conde e a própria identidade cultural da cidade”, explicou Pedro Correia, diretor artístico do evento organizado pela Associação Cultural Nuvem Voadora.
A programação do evento já começou a 12 de março, com conferências e vídeos performativos de homenagem ao poeta local António Ramalho, com a participação de vários músicos e autores, mas vai ter o ponto alto a 3 de abril, véspera de Páscoa, com a leitura do testamento e queima do Judas.
A performance, que tradicionalmente é um espetáculo de rua, vai estar este ano apenas acessível ao público na internet, nas redes sociais, mas em cinco locais de Vila do Conde vai estar instalada uma escultura do “Boneco do Judas”.
A 3 de abril, vai ser apresentada uma recriação de uma radionovela que vai envolver coletividades do concelho, atores e músicos, numa narrativa teatral sonora, em tom de sátira humorística, característica da tradicional “Queima do Judas” de Vila do Conde.