Última hora

Prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões já foi consignado e empresa prepara obra

31 Março 2021
Prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões já foi consignado e empresa prepara obra
Local
0

A obra de prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, já foi consignada, estando a empresa a preparar o seu arranque, adiantou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
“A empreitada do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do Porto de Leixões foi consignada conforme previsto”, sublinhou a administração portuária dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
O consórcio entre a Teixeira Duarte, a Tecnovia e a Dredging está a desenvolver os trabalhos preparatórios essenciais ao arranque da obra, acrescentou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Com um prazo de execução de 30 meses, a empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, que compreende o prolongamento do quebra-mar em 300 metros e a dragagem da bacia de rotação, implica um investimento de 147 milhões de euros.
Destes, 131 milhões de euros são em obra e, o restante, em serviços complementares como fiscalização e coordenação de segurança.
Em dezembro de 2020, o presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo, adiantou estar a ser feito um estudo sobre o “valor económico do desporto de ondas em Matosinhos e no Grande Porto”, uma das recomendações do “parecer favorável condicionado” da comissão de avaliação ambiental.
Por isso, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) prevê indemnizar, se for caso disso, as empresas deste setor ou apoios e equipamentos de praia (bares e restaurantes), ressalvou na Altura Nuno Araújo.