Última hora

Matosinhos prepara iniciativa gastronómica para a reabertura dos restaurantes já no dia 5 de abril

22 Março 2021
Matosinhos prepara iniciativa gastronómica para a reabertura dos restaurantes já no dia 5 de abril
Economia
0

A preparar a reabertura dos restaurantes, a Câmara Municipal de Matosinhos está a desenvolver a iniciativa gastronómica “Menu – Degustar Matosinhos” para divulgar, apoiar e incentivar o consumo nestes espaços.
Numa informação publicada na sua página oficial, esta autarquia do distrito do Porto explicou que a iniciativa assenta na apresentação de menus de degustação compostos por entrada, prato principal (carne, peixe ou vegetariano) e sobremesa.
Os preços destes menus variam, tendo valores de 15, 25 ou 35 euros, sublinhou.
“O menu apresentado deverá ser disponibilizado a qualquer cliente que o solicite, durante o período de um mês, tanto ao almoço como ao jantar, sendo cobrado apenas o valor previamente indicado do menu”, frisou.
Segundo a Câmara, o objetivo desta iniciativa é divulgar os estabelecimentos de restauração local, localizados por todo o concelho, e incentivar o consumo e a procura pela gastronomia matosinhense, numa altura particularmente difícil para o setor.
Dado o atual Estado de Emergência, que obriga os restaurantes a estarem encerrados, o evento só arrancará após a sua reabertura e normal funcionamento.
Até ao momento, mais de 80 restaurantes já aderiram a esta iniciativa.
A reabertura da restauração vai arrancar no dia 5 de abril, iniciando-se pelas esplanadas e com o limite máximo de quatro pessoas, segundo o plano de desconfinamento do país.
A próxima etapa de reabertura da restauração está marcada para 19 de abril, dia a partir do qual a restauração passa a poder voltar a ter clientes no interior, com um máximo de quatro pessoas, enquanto nas esplanadas o limite aumenta para seis pessoas, até às 22:00 ou 13:00 aos fins de semana e feriados.
Nestas duas fases, a restauração terá ainda de funcionar com restrições de horários, o que deixará de acontecer em 3 de maio, data a partir da qual o plano do Governo prevê que o número máximo de pessoas no interior dos restaurantes e pastelarias suba para seis e o das esplanadas para 10 por mesa.
A Câmara de Matosinhos já canalizou cerca de um milhão de euros em apoios à restauração e similares para colmatar as perdas do setor com a pandemia de Covid-19, adiantou a Câmara de Matosinhos, em fevereiro passado.