Última hora

“A Mãe e o Mar” sobre as mulheres pescadeiras de Vila Chã em Vila do Conde exibido na RTP2

18 Março 2021
“A Mãe e o Mar” sobre as mulheres pescadeiras de Vila Chã em Vila do Conde exibido na RTP2
Cultura
0

O documentário de Gonçalo Tocha “A Mãe e o Mar”, que retrata a tradição quase perdida das mulheres pescadeiras da praia de Vila Chã, em Vila do Conde, é exibido esta quinta feira, 18 de março, às 22h55 na RTP2.
No documentário de Gonçalo Tocha “A Mãe e o Mar”, as mulheres pescadeiras da praia de Vila Chã, em Vila do Conde, são representadas por Glória, que, depois de tantos anos e tantas adversidades, ainda enfrenta o mar.
Através de várias conversas, Gonçalo Tocha consegue revelar como as mulheres pescadeiras da praia de Vila Chã, em Vila do Conde, desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando as suas vidas à faina e ao amor pelo mar.
“Na senda de um mito real e perdido no lugar da praia de Vila Chã, procuramos as mulheres do mar chamadas “pescadeiras”, num dos poucos lugares do mundo com mulheres arrais. Mas onde estão elas? E onde estão os 120 barcos de pesca artesanal? Sobram 9 barcos e uma única mulher pescadeira. Em terra de brava gente do mar, filma-se a paixão da pesca, a paixão do mar”, torna público, em comunicado, a companhia da Curta Metragem de Vila do Conde.
O documentário de Gonçalo Tocha “A Mãe e o Mar”, que retrata a tradição quase perdida das mulheres pescadeiras da praia de Vila Chã, em Vila do Conde, integrou o programa Estaleiro do Festival de Vila do Conde em 2013.
Esta obra, produzida pela companhia Curtas Metragens de Vila do Conde e integralmente rodado na freguesia de Vila Chã, conta com 41 seleções em festivais e 113 exibições nacionais e internacionais.
O documentário “A Mãe e o Mar” recebeu o prémio de Melhor Longa Metragem na competição portuguesa do DocLisboa, em 2013, e integrou a seleção dos Festivais Internacionais de Cinema de países como a Argentina, Dinamarca, Canadá e Holanda.
O documentário de Gonçalo Tocha “A Mãe e o Mar”, que retrata a tradição quase perdida das mulheres pescadeiras da praia de Vila Chã, em Vila do Conde, estreia esta quinta feira, 18 de março, na RTP2, às 22h55.