Última hora

Conheça todas as datas e medias do plano “a conta-gotas” do desconfinamento de Portugal

12 Março 2021
Conheça todas as datas e medias do plano “a conta-gotas” do desconfinamento de Portugal
País
0

O Primeiro-Ministro, António Costa, anunciou hoje um plano de reabertura “a conta-gotas”, considerando que neste momento se pode falar “com segurança” de uma “reabertura progressiva da sociedade”.
António Costa falava aos jornalistas, desde o Palácio da Ajuda, em Lisboa, no final do Conselho de Ministros que esteve desde hoje de manhã reunido para aprovar o plano do Governo de desconfinamento do país.
O Primeiro-Ministro disse que chegou o momento de, “com segurança”, falar de um “plano de reabertura progressiva da sociedade portuguesa”, uma “reabertura a conta-gotas”.
A 15 de março abre: “Creches, pré-escolar e 1.º ciclo (e ATLs para as mesmas idades); Comércio ao postigo; Cabeleireiros, manicures e similares; Livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária; Bibliotecas e arquivos”.
A 5 de abril abre: “2.º e 3.º ciclos (e ATLs para as mesmas idades); Equipamentos sociais na área da deficiência; Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares; Lojas até 200 m2 com porta para a rua; Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal); Esplanadas (máx. 4 pessoas); Modalidades desportivas de baixo risco; Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo”.
A 19 de abril abre: “Ensino secundário; Ensino superior; Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos; Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação; Todas as lojas e centros comerciais; Restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 4 pessoas ou 6 em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim de semana e feriados; Modalidades desportivas de médio risco; Atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo; Eventos exteriores com diminuição de lotação; Casamentos e batizados com 25% de lotação”.
A 3 de maio abre: “Restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas) sem limite de horário; Todas as modalidades desportivas; Atividade física ao ar livre e ginásios; Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação; Casamentos e batizados com 50% de lotação”.
De acordo com o plano apresentado, que António Costa disse ser “prolongado”, “conservador” e a “conta-gotas”, foram, ainda, apresentadas como regras gerais: “Teletrabalho, sempre que possível; Horários de funcionamento: 21h durante a semana; 13h ao fim-de-semana e feriados ou 19h para retalho alimentar; Proibição de circulação entre concelhos em 20-21/03 e de 26/03 a 5/04 (Páscoa)”.
O Chefe do Governo avisou que as medidas terão que ser revistas sempre que Portugal ultrapassar “o número de 120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias ou sempre que o nível de transmissibilidade ultrapasse o 1” – neste momento temos 105 casos e Rt 0,78.