Última hora

China recebe primeiro pedido de registo de medicamento produzido pela Bial na Trofa

19 Março 2021
China recebe primeiro pedido de registo de medicamento produzido pela Bial na Trofa
Tecnologia
0

A Administração Nacional de Produtos Médicos da China recebeu o primeiro pedido de registo e autorização de entrada no mercado chinês de um medicamento de patente portuguesa.
Segundo o portal do regulador chinês na Internet, o pedido de registo do Ongentys, um medicamento para a doença de Parkinson desenvolvido pela farmacêutica trofense Bial, foi apresentado pela farmacêutica chinesa Shanghai Fosun Pharmaceutical Co Ltd, que faz parte do conglomerado Fosun.
O Ongentys é um fármaco de toma única diária, aprovado em junho de 2016 pela Comissão Europeia e indicado como terapêutica em pacientes adultos com doença de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.
Em 2018, a Bial tinha chegado a um acordo de licenciamento exclusivo com a Wanbang Biopharmaceutical, subsidiária da Shanghai Fosun Pharmaceutical, para o Ongentys na China continental.
O acordo garantiu à Bial um pagamento inicial pela licença de “2,5 milhões de euros, acrescidos de 12,5 milhões, de acordo com o cumprimento de determinados objetivos ao longo da parceria”, disse na altura a empresa sediada na Trofa.
O presidente da Wanbang, Wu Yifang, elogiou em 2018 a “eficácia”, “segurança” e o “regime de toma única diária do Ongentys”, acrescentando que iria “trazer uma opção terapêutica alternativa, que dá resposta a uma necessidade médica na China”.
A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo, estimando-se que existam entre 7 a 10 milhões de pacientes. Na China, a taxa de incidência da doença de Parkinson na população com mais de 65 anos é de 1,7 por cento, com um total de 100 mil novos casos por ano na população total.
O conglomerado chinês Fosun detém o Grupo Luz Saúde, assim como 85 por cento do capital da companhia de seguros portuguesa Fidelidade e 29 por cento do capital do Banco Comercial Português, S.A. (BCP).