Última hora

LIPOR faz reaproveitamento de mais de 13 mil toneladas de bens no Grande Porto em 2020

25 Fevereiro 2021
LIPOR faz reaproveitamento de mais de 13 mil toneladas de bens no Grande Porto em 2020
Cultura
0

Mais de 13 mil toneladas de bens provenientes de resíduos alimentares e verdes, e de materiais em fim de vida, foram reaproveitados, transformados ou valorizados localmente em 2020, revelou a LIPOR.
Em comunicado, a LIPOR – Gestão de Resíduos do Grande Porto afirma ter conseguido, com base nos três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e económica), que “13.719 toneladas de bens materiais fossem reaproveitadas, transformadas ou valorizadas localmente”.
Este reaproveitamento corresponde a menos 684.034 euros de gastos com o tratamento destes resíduos e a menos 2.872 emissões de dióxido de carbono (CO2), o equivalente a 19.802 viagens aéreas, de ida e volta, entre o Porto e Lisboa.
Fonte da empresa intermunicipal, que tem como associados os municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, esclareceu que este valor é resultado de “diversos projetos e iniciativas nas áreas da redução e reutilização”.
“Os resultados que se apresentam materializam o trabalho destas parcerias com impacto em fluxos específicos de resíduos urbanos: resíduos alimentares, verdes, têxteis, equipamentos elétricos e eletrónicos, plástico, madeira, vidro, papel, entre outros”, acrescentou a LIPOR.
As mais de 13 toneladas representam, por um lado, a quantidade de biorresíduos reduzidos, reaproveitados e valorizados através de projetos nas áreas do combate ao desperdício alimentar e da compostagem caseira e comunitária.
Paralelamente, representam a quantidade de materiais em fim de vida aos quais “foi possível dar uma nova vida” através de projetos nas áreas da transformação criativa, reparação, recuperação e doação de produtos que se encontram “perto do fim do prazo de consumo preferencial ou mesmo ultrapassado esse prazo”.
Os dados divulgados pela empresa intermunicipal de gestão de resíduos tem por base o Observatório da Prevenção de Resíduos, que integrado na Estratégia de Prevenção de Resíduos, pretende traduzir em números o resultado “do esforço de todos os parceiros, da LIPOR e dos municípios associados” no combate ao desperdício e incentivo à reutilização.