Última hora

LIPOR desenvolve projeto para recuperar metais das escórias geradas pelo processo de incineração

11 Fevereiro 2021
LIPOR desenvolve projeto para recuperar metais das escórias geradas pelo processo de incineração
Local
0

A LIPOR anunciou que está a realizar um ensaio em grande escala, na Maia, para aferir com segurança que teor de metais é possível recuperar das escórias produzidas pelo processo de incineração de resíduos urbanos com valorização energética.
No âmbito deste trabalho de investigação, cujo ensaio físico decorreu entre 21 de janeiro e 9 de fevereiro, foram processadas 10.700 toneladas de escórias.
E foi realizada uma parceria entre três entidades (LIPOR, empresa inglesa de valorização de metais não ferrosos e empresa dinamarquesa de equipamentos móveis de remoção de metais) e à LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto coube o financiamento de 20 mil euros.
O valor resultante da venda dos metais em Inglaterra, estimado em cerca de 55 mil euros, cobrirá os restantes custos de operação e tratamento deste ensaio pelas duas empresas envolvidas.
Questionada, fonte da empresa intermunicipal, que tem como associados os Municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, esclareceu que “o material resultante está a ir para Inglaterra para ser processado numa empresa da especialidade que irá fazer a caracterização de metais não ferrosos”, dizendo que esperam “ter resultados dentro de 30 dias”.
Esta investigação já permitiu à LIPOR desenvolver tecnologias distintas com escórias micronizadas: eco-cimento e material compósito (premiado pelo Red Dot Award).
Em condições normais, os metais não ferrosos recuperados resultantes deste ensaio tinham como destino final o aterro sanitário.
Com este projeto, a LIPOR considera que segue “as melhores práticas internacionais praticadas, por exemplo, em Inglaterra e na Dinamarca, onde as escórias, após tratadas, têm potencial de valorização e são usadas, nomeadamente, no setor da construção”.
Após esta fase de teste, a empresa vai passar à fase de industrialização, com “o objetivo de dar mais um passo no caminho de uma economia circular”.
O processo de incineração de resíduos urbanos com valorização energética da LIPOR produz cerca de 20% de escórias, um total de 70.000 toneladas/ano.
A LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por um milhão de habitantes dos concelhos de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.