Última hora

Governo empenhado em que casos de vacinação indevida contra a Covid-19 não se repitam mais

2 Fevereiro 2021
Governo empenhado em que casos de vacinação indevida contra a Covid-19 não se repitam mais
País
0

A Ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta segunda feira que o Governo está empenhado em que os casos de vacinação indevida contra a Covid-19 não se repitam e que o incumprimento do plano nacional de vacinação merece “veemente repúdio”.
A Ministra, que falava numa conferência de imprensa para dar conta do andamento do plano de vacinação contra o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, disse que o Ministério da Saúde está empenhado em que os casos de incumprimento “sejam tratados adequadamente”, porque o processo de vacinação “não pode sofrer fragilidades”.
A propósito de casos que têm sido divulgados de que foram vacinadas pessoas que não são consideradas prioritárias, Marta Temido afirmou que todas as situações que tenham sido reportadas como desvios às regras do plano de vacinação “serão investigadas por quem de direito e serão retiradas as consequências após a investigação”.
Marta Temido disse que “não há processos” em que não se faça antes uma “investigação exata e concreta” e acrescentou que desde a semana passada a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) está a avaliar e a auditar semanalmente o processo de vacinação contra a Covid-19 em curso.
O Ministério Público (MP) anunciou esta segunda feira que abriu inquéritos em relação aos casos que envolvem o INEM de Lisboa e do Porto, a Segurança Social de Setúbal e outras instituições na vacinação contra a Covid-19 de casos não prioritários.
Portugal é esta semana o Estado-Membro da União Europeia (UE) com o número mais elevado de novos casos diários de Covid-19 por milhão de habitantes (931), de acordo com o repositório online Our World in Data, da Universidade Oxford.
Em Portugal, a Covid-19 já provocou pelo menos 13.017 óbitos resultantes de mais de 730 mil casos de infeção, mas há registo de pelo menos 551.956 recuperados.
A Covid-19 já provocou pelo menos 2.253.567 óbitos resultantes de mais de 104 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas há registo de pelo menos 75.964.804 recuperados.