Última hora

Festival de Cinema de Clermont-Ferrand começa ‘online’ e apresenta curta-metragem portuguesa

2 Fevereiro 2021
Festival de Cinema de Clermont-Ferrand começa ‘online’ e apresenta curta-metragem portuguesa
Cultura
0

O filme “Seja como for”, da realizadora portuguesa Catarina Romano, está na competição internacional do Festival Internacional da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, em França, que já começou e que vai decorrer apenas ‘online’.
Em dezembro de 2020, a organização do Festival Internacional da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand tinha revelado que estava a preparar uma edição em formato híbrido, com sessões em sala e ‘online’, mas a evolução da pandemia da Covid-19 obrigou a uma alteração de planos.
A programação deste ano do Festival Internacional da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand vai decorrer apenas com exibição online, a partir do ‘site’ do festival – e apenas em território francês, por questões de direitos – contando com “Seja como for”, de Catarina Romano, que se estreia em competição internacional.
“Seja como for” é o segundo filme da cineasta portuguesa Catarina Romano, uma ‘curta’ de animação sobre solidão, a partir da história de “uma mulher desempregada, que está fechada em casa há muito tempo, aparentemente enclausurada do lado de fora das possibilidades do seu tempo histórico”, como se lê na sinopse da curta-metragem.
O filme “Seja como for”, de Catarina Romano, contou com apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual, e foi exibido pela primeira vez em outubro passado, no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde.
O Festival Internacional da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand é considerado um dos mais relevantes dedicados à curta-metragem, vai este ano cumprir a 43.ª edição até 6 de fevereiro, e conta ainda com o habitual mercado dedicado a este formato, também em modo virtual.