Última hora

Facebook quer remover falsas alegações na rede social e no Instagram sobre a Covid-19 e vacinas

9 Fevereiro 2021
Facebook quer remover falsas alegações na rede social e no Instagram sobre a Covid-19 e vacinas
Tecnologia
0

O Facebook anunciou que aumentou os seus esforços para remover as alegações falsas na rede social e no Instagram sobre a Covid-19 e as vacinas, bem como a realização da “maior campanha mundial” para promover informações fiáveis.
“Hoje estamos a aumentar os nossos esforços para remover falsas alegações no Facebook e no Instagram sobre a Covid-19, as vacinas da Covid-19 e as vacinas em geral, durante a pandemia”, refere a rede social, em comunicado.
“Desde dezembro temos removido alegações falsas sobre as vacinas de Covid-19 que foram desmascaradas por especialistas em saúde pública”, acrescenta a rede social.
Seguindo as indicações recolhidas junto das organizações de saúde, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Facebook está a alargar “a lista de afirmações falsas” que serão removidas.
Na lista estão alegações falsas de que a Covid-19 “é feita ou fabricada pelo homem”, que “as vacinas não são eficazes na prevenção da doença contra a qual se destinam a proteger”, “as vacinas são tóxicas, perigosas ou causam autismo” ou “é mais seguro ter a doença do que tomar a vacina”.
O Facebook recorda que já proíbe aquelas falsas alegações em anúncios.
“Estas novas políticas ajudar-nos-ão a continuar a tomar medidas agressivas contra a desinformação sobre a Covid-19 e vacinas”, adianta a rede social, referindo que a nova política será aplicada “imediatamente”, com particular “foco” em páginas, grupos e contas que violam estas regras.
“E continuaremos a expandir” estas medidas “nas próximas semanas”, salienta.
Grupos, páginas e contas no Facebook e Instagram que partilham repetidamente alegações desmascaradas podem vir a ser removidos completamente.
“Também estamos a exigir a alguns administradores de grupos com administradores ou membros que tenham violado as nossas políticas de Covid-19 para temporariamente aprovarem todos os ‘posts’ dentro do grupo”, aponta.
Alegações sobre a Covid-19 e vacinas que não violem estas políticas ainda assim serão elegíveis para serem revistas por uma terceira parte – ‘fact-checkers’ (verificadores de factos) – e se forem classificados de falsos serão rotulados.
O Facebook está também a lançar a “maior campanha mundial” para promover informações fiáveis sobre vacinas Covid-19 através de ajuda às pessoas a encontrar onde e quando podem ser vacinadas – similar a como a rede social ajudou a encontrar informação sobre votar durante as eleições.
Inclui também dar 120 milhões de dólares de crédito de publicidade a Ministérios da Saúde, OMS e Organização das Nações Unidas para chegar a milhões de pessoas em todo o mundo com informação sobre vacinas e saúde preventiva.
O Facebook prevê também fornecer dados para informar a entrega eficaz de vacinas e esforços educacionais para construir confiança em vacinas para a Covid-19.