Última hora

Concelho de Famalicão vai dispor de uma rede municipal de trilhos da natureza com 62,3 kms

24 Fevereiro 2021
Concelho de Famalicão vai dispor de uma rede municipal de trilhos da natureza com 62,3 kms
Cultura
0

O concelho de Vila Nova de Famalicão vai dispor de uma rede municipal de trilhos da natureza, com 62,3 quilómetros de extensão, que pretende dar a conhecer o património natural e histórico-cultural do território, anunciou esta quarta feira o município.
Em comunicado, a Câmara acrescenta que o projeto foi aprovado âmbito da operação do Provere Minho Inovação, do Programa Operacional Norte 2020.
No total, o projeto implica um investimento de 104 mil euros, contando com um cofinanciamento na ordem dos 85 por cento.
Citado no comunicado, o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, diz que a rede de percursos “estrutura a oferta de um produto turístico, em articulação com os ativos culturais e naturais existentes e com a oferta de alojamento local e restauração”.
O autarca acrescenta que, pela qualidade paisagística, distribuição geográfica e localização, os trilhos “justificam o esforço do investimento proposto, permitindo, alavancando e proporcionando um desenvolvimento mais coeso e em rede dos aglomerados rurais, como estrutura de uma oferta turística específica, mas com necessidade de promoção”.
De acordo com a candidatura, a rede municipal de trilhos abrange a criação de quatro novos percursos pedestres, partindo de traçados previamente definidos.
É o caso de Portas da Vila, um percurso circular com 17,5 quilómetros que se desenvolve em torno de Vila Nova de Famalicão, percorrendo o núcleo urbano e ligando-o ao Penedo da Moura, ao Monte de Santa Catarina e à ciclovia.
O percurso de Nine – Arnoso é também circular, com 14 quilómetros, desenvolvendo-se nos vales dos rios Este e Guisande, entre estas duas localidades.
Os Caminhos do Ave são circulares, com 15,8 quilómetros que acompanham o rio Ave desde o Parque de Lazer Calça Ferros ao mercado e ponte sobre o rio.
No regresso, percorre as localidades de Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria, subindo à Capela de Santa Tecla e acedendo ao ponto de partida pela freguesia de Pedome.
O percurso de Gondifelos, também circular com 15 quilómetros, desenvolve-se entre aquela localidade e Gemunde e o Castro de Penices, sendo que aproximadamente um terço do percurso decorre em traçado comum com a via ciclopedonal Póvoa de Varzim – Famalicão.
Numa primeira fase, será feita a limpeza, arranjo e recuperação dos percursos, seguindo-se a sua sinalização, homologação e aplicação móvel.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão iniciou em 2010 um conjunto de caminhadas concelhias, dando a conhecer os vários pontos de cada freguesia do concelho e descobrindo o património cultural, a fauna e flora.
Essas caminhadas acabaram por servir de ponto de partida para esta rede municipal de trilhos.