Última hora

Póvoa de Varzim e Vila do Conde associadas ao primeiro ventilador certificado Made In Portugal

25 Fevereiro 2021
Póvoa de Varzim e Vila do Conde associadas ao primeiro ventilador certificado Made In Portugal
Tecnologia
0

O primeiro ventilador certificado português para ser utilizado no meio hospitalar, em Unidades de Cuidados Intensivos, foi desenvolvido pela empresa da Póvoa de Varzim SYSADVANCE, em parceria com o Centro de Cirurgia Experimental Avançada (CCEA), situado na freguesia da Junqueira, no concelho de Vila do Conde.
Ventilador tem sido uma palavra recorrente durante a pandemia de Covid-19 e uma das maiores armas para salvar vidas. Por isso, a Ordem dos Médicos (OM), a SYSADVANCE e o Centro de Cirurgia Experimental Avançada (CCEA) juntaram-se para desenvolver uma versão com requisitos para ser usada em Unidades de Cuidados Intensivos.
“O equipamento, batizado como SYSVENT OM1, já está certificado e é o primeiro desenvolvido no nosso país a conseguir a marca CE. A certificação do ventilador aconteceu através do Organismo Notificado, SGS Bélgica”, informou a Ordem dos Médicos (OM).
O desenvolvimento do aparelho, garante, aconteceu em tempo recorde, algo que só foi possível com médicos especialistas em Cuidados Intensivos e a ajuda de laboratórios acreditados.
“Este ventilador é para nós um motivo de grande satisfação. As máquinas não funcionam sem capital humano altamente diferenciado, mas um equipamento fiável é também determinante para o sucesso do tratamento dos doentes, pelo que termos o primeiro ventilador certificado em Portugal é para nós uma grande alegria em tempo de notícias nem sempre boas”, salientou o Bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, manifestou satisfação por Vila do Conde estar associada à criação do primeiro ventilador certificado português.
De acordo com palavras expressas pela edil vilacondense, “é com uma grande satisfação que o nome de Vila do Conde fica associado à criação do primeiro ventilador certificado português”.
“A contribuição deste Centro de Investigação, reconhecido internacionalmente, foi muito importante porque disponibilizou os recursos necessários à sua realização nomeadamente no que concerne à cedência de instalações e equipamentos, assegurando o seu devido acompanhamento através de staff especializado e adequado à sua função”, acrescentou, ainda, Elisa Ferraz.
Agora, a SYSADVANCE vai iniciar a produção do ventilador, sendo que as primeiras unidades têm como destinos Portugal e República Checa.