Última hora

Vila do Conde foi o concelho de Portugal onde se desperdiçou menos água da rede pública em 2019

28 Janeiro 2021
Vila do Conde foi o concelho de Portugal onde se desperdiçou menos água da rede pública em 2019
Local
0

Pela primeira vez, Vila do Conde tornou-se o concelho em que menos água é perdida por fugas, roturas ou roubos na rede de abastecimento.
Enquanto em Portugal se perde, em média 28,8% da água, Vila do Conde fica apenas pelos 9,4%, o que mostra a contribuição da Indaqua para a preservação deste escasso recurso.
Em 2009, ano de início da operação da Indaqua Vila do Conde, 37% da água que entrava na rede de distribuição acabava por perder-se. Em dez anos, o modelo de gestão aplicado pela concessionária permitiu diminuir a perdas de água para apenas 9,4%.
Vila do Conde é, desta forma, o município do país que regista o melhor desempenho, de acordo com o ranking recentemente publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), no que respeita à água com qualidade para consumo humano que é perdida através das redes de distribuição. Os dados, relativos a 2019, apontam ainda que a média nacional de perdas de água se situa nos 28,8%.
“Em 2018, Vila do Conde tinha já sido o terceiro município do país onde menos água se perdia e, em 2019, conseguimos melhorar esse resultado”, afirmou Alexandre Leal, Diretor Geral da Indaqua Vila do Conde.
“Esta redução é sinónimo de poupança de um recurso cada vez mais escasso no nosso planeta. Evitar desperdícios de água permite aproveitar da melhor forma a água disponível e tornar o concelho mais resistente a cenários de escassez ou seca, por exemplo”, explicou.
Recorrendo à mais avançada tecnologia e a uma equipa altamente especializada, o Grupo Indaqua alcançou, em 2019, uma média de perdas de 14,5%, no conjunto dos sete municípios em que garante o abastecimento de água (Vila do Conde, Fafe, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso e Trofa).
Em 2020, dados das várias concessionárias apontam uma redução para os 13,9%.