Última hora

Trabalhadores da refinaria da Galp de Matosinhos protestam a 12 de janeiro contra encerramento

6 Janeiro 2021
Trabalhadores da refinaria da Galp de Matosinhos protestam a 12 de janeiro contra encerramento
Local
0

Os trabalhadores da refinaria da Galp de Matosinhos têm prevista uma concentração para dia 12 de janeiro, com saída do complexo industrial até à câmara de Matosinhos, para protestar contra a decisão de encerramento.
“Já está programada uma iniciativa de concentração de trabalhadores com saída desde a refinaria até aos Paços do Concelho de Matosinhos, depois iremos concentrar-nos em Lisboa, em princípio na porta do senhor Primeiro-Ministro, que até ao momento está calado e foi a primeira pessoa a saber desta decisão por parte da administração”, afirmou Telmo Silva, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energias e Atividades do Ambiente (Site-Norte).
Os trabalhadores estiveram reunidos em plenário e decidiram que vão lutar pela “permanência do complexo da refinaria do Porto”, bem como pela manutenção dos postos de trabalho.
“Vamos tomar todas as medidas institucionais para denunciar este crime económico que está a ser feito, a nível não só regional mas nacional”, disse Telmo Silva, acusando o Governo de ser “cúmplice da administração da Galp”.
“O Governo mais uma vez é cúmplice da administração da Galp, uma administração que está a levar à desindustrialização não só de uma região mas de um país e está a olhar sim pelos interesses económicos dos acionistas, mas não do país e dos portugueses”, defendeu o sindicalista.
Telmo Silva considerou que a situação “não pode aguardar mais o silêncio por parte do Governo” e que é fundamental que a administração central se coloque “do lado dos trabalhadores da Petrogal e não da administração da Galp”.
“O Governo tem de intervir imediatamente neste crime económico”, disse, acrescentando que a refinaria de Matosinhos “contribui com 480 milhões de euros para as exportações do país”.
O dirigente sindical e membro da comissão de trabalhadores da refinaria da Galp de Matosinhos afirmou ainda que o complexo industrial “tem de se manter em funcionamento seja com lítio seja outra fonte de energia”.
O plenário realizado pelos trabalhadores da refinaria da Galp de Matosinhos contou, ainda, com a presença da secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha.