Última hora

Produtores de leite da Póvoa de Varzim podem perder 84% das ajudas no valor de 3,9M€ até 2026

3 Janeiro 2021
Produtores de leite da Póvoa de Varzim podem perder 84% das ajudas no valor de 3,9M€ até 2026
Economia
0

Os produtores de leite de vaca instalados em Portugal ficaram por estes dias a saber que a mudança nos apoios ao setor poderá retirar-lhes, em média, até 70% das ajudas no final de 2026, se a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) avançar como está a ser desenhada na União Europeia e em Portugal, de acordo com uma estimativa da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (FENALAC), com base num estudo da Católica Porto Business School.
Numa análise mais detalhada, é possível perspetivar que Barcelos poderá vir a ser o concelho mais penalizado, com perdas de 12,2 milhões de euros, em termos absolutos (-82%). Vila do Conde surge em segundo lugar, com um corte estimado pelo estudo no valor de 9,2 milhões de euros (-83%). Em termos relativos, os produtores de leite da Póvoa de Varzim terão a maior redução, de 84%, que se traduzirá em menos 3,9 milhões de euros em auxílios.
A mudança decorre de a Comissão Europeia (CE) pretender, no próximo ciclo de fundos comunitários, promover a convergência nos pagamentos aos agricultores em geral, igualando os valores em função do número de hectares, num processo gradual até 2026, que se iniciaria em 2023, para no final do período ter uma convergência a 75%, explica Fernando Cardoso, secretário-geral da FENALAC.
Acontece que, segundo o estudo da Católica Porto Business School, os produtores de leite de Portugal beneficiam atualmente de pagamentos por hectare “cerca de três vezes superiores à média recebida por todas as explorações nacionais”.
Os produtores em causa recebem as ajudas, sobretudo, por via do Pagamento Base (36%), dos Pagamentos Ligados à Produção (25%) e do Pagamento Verde (24%), lê-se no estudo.
Para atingir o nivelamento nos pagamentos por hectare com os outros agricultores, a Católica considerou vários cenários e concluiu que todos apontam no sentido da perda de rendimento dos produtores de leite de vaca e nem mesmo com o reforço das compensações por perdas haverá a reposição dos valores agora alcançados, nota Fernando Cardoso, antecipando “quebras no rendimento, fecho de empresas e desemprego” na atividade leiteira.
O setor do leite pesa 12% na totalidade da produção agrícola nacional e gera 11.500 postos de trabalho em Portugal.