Última hora

Produção de petróleo da Galp caiu 10% no quarto trimestre de 2020 e vendas a clientes baixam 24%

31 Janeiro 2021
Produção de petróleo da Galp caiu 10% no quarto trimestre de 2020 e vendas a clientes baixam 24%
Economia
0

A produção de petróleo da Galp caiu 10% no quarto trimestre de 2020 relativamente ao período homólogo e as vendas de produtos petrolíferos a clientes baixaram 24%, segundo um comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo o ‘Trading Update’ enviado pela Galp Energia à CMVM, a produção líquida (Net Entitlement) – após o pagamento de impostos em espécie aos países em que produz e que revertem integralmente para os resultados da Galp – fixou-se nos 121 mil barris/dia, o que representa a uma queda de 10% relativamente ao período homólogo e de 8% quando comparado com o trimestre anterior.
O documento agora divulgado, que tem como objetivo fornecer as condições macroeconómicas, operacionais e comerciais a que a Galp esteve sujeita durante o quarto trimestre de 2020, mostra ainda que, no Brasil, a produção baixou 10% em termos homólogos e, em Angola, a queda foi ainda maior e chegou aos 15%.
No comunicado, a petrolífera Galp sublinha que a atividade de produção de petróleo foi penalizada “por atividades de manutenção planeadas e de restrições operacionais, resultantes sobretudo da situação pandémica”.
A margem de refinação caiu 53% relativamente ao período homólogo, uma situação que a empresa justifica com o abrandamento operacional em Matosinhos.
As vendas de produtos petrolíferos a clientes caíram 24% relativamente ao período homólogo, uma queda idêntica à das vendas de gás natural (-24%)
Já as vendas de eletricidade subiram 9% no quatro trimestre de 2020 quando comparadas com o mesmo trimestre do ano anterior.
No documento, a petrolífera Galp frisa que os volumes na área comercial foram afetados “pelo contexto económico adverso, derivado das circunstâncias pandémicas”.
De acordo com o ‘Trading update’ agora divulgado, no final do quarto trimestre de 2020 a dívida líquida da Galp situava-se nos 2,1 mil milhões, valor idêntico ao registado no final de setembro, mas a empresa informa o mercado que o valor seria de 1,7 mil milhões de euros se for considerada a venda da participação de 75% que a Galp tinha na Galp Gás Natural Distribuição (CGND), que será concluída durante o primeiro trimestre deste ano.
A petrolífera Galp recorda que os dados agora revelados são ainda provisórios e que os números finais serão divulgados a 22 de fevereiro, aquando da publicação dos resultados trimestrais.