Última hora

Primeiro banho do ano no mar das praias de Vila do Conde para que a “Covid-19 desapareça de vez”

2 Janeiro 2021
Primeiro banho do ano no mar das praias de Vila do Conde para que a “Covid-19 desapareça de vez”
Local
0

O frio e o vento da primeira manhã do ano de 2021 não afastaram os banhistas de cumprirem a tradição e darem o primeiro mergulho do ano no mar das praias de Vila do Conde.
O frio que se fazia sentir não demoveu homens e mulheres de celebrarem o Ano Novo, através de uma corrida, em forma de aquecimento, pela marginal de Vila do Conde, seguida do primeiro banho do ano no mar.
Uma banhista explicou que cumpre este ritual há cerca de 20 anos e que é raro constipar-se, mas este ano fez um pedido especial.
“Este ano é para matar a Covid-19, para ver se ela se vai embora com o frio”, pedindo “muita paz e muita saúde e que a pandemia se vá embora rapidamente”.
Sem frio e sem medos, apesar das baixas temperaturas, algumas pessoas cumpriram na primeira manhã do ano de 2021 a tradição de mergulhar no mar das praias de Vila do Conde para celebrar um novo ano, com desejos de saúde e que a “Covid-19 desapareça de vez”.
Este ano, a tradição foi alterada devido à Covid-19, mas houve quem a quisesse manter, muito longe dos moldes habituais, e acabasse mesmo por dar um mergulho nas águas frias do Atlântico, nas praias de Vila do Conde, para “afastar as coisas más de 2020”.
“É uma boa forma de começar o Ano Novo e encerrar o velho e deixar para trás tudo de menos bom do ano anterior”, disse outro banhista de aparentes 60 anos de idade depois de ter mergulhado no mar da Praia da Senhora da Guia, em Vila do Conde.
Este ano eram mais as pessoas nos muros de acesso às praias e no areal, cumprindo as normas de segurança impostas pela Covid-19, do que dentro de água, mas os irredutíveis adeptos desta tradição anual entraram mesmo no mar, destemidos, entre gritos, de braços no ar ou a chapinhar nas ondas, onde a temperatura da água rondava os 15 graus e a atmosférica dez.
Além dos banhistas nas praias da cidade de Vila do Conde, era possível ver famílias a passear, pessoas a passearem cães, outras a correrem ao longo do areal, curiosos a tirarem fotografias, surfistas, um pequeno grupo a jogar vólei, outros futebol, tudo isto sob o olhar discreto das autoridades, em terra e no mar.