Última hora

Póvoa de Varzim continua entre os concelhos de risco muito elevado de transmissão da Covid-19

4 Janeiro 2021
Póvoa de Varzim continua entre os concelhos de risco muito elevado de transmissão da Covid-19
Local
0

A proibição de circulação entre concelhos em todo o território continental terminou hoje às 05:00, após o fim de semana prolongado de Passagem de Ano, mas mantém-se o recolher obrigatório nos territórios de maior risco de transmissão da Covid-19.
No âmbito do novo Estado de Emergência, que entrou em vigor em 24 de dezembro e se prolonga até quinta feira, os concelhos de risco extremo, muito elevado e elevado de contágio da Covid-19, num total de 201 municípios do território continental, estão sujeitos ao recolher obrigatório, ou seja, à proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00 nos dias de semana.
Ao fim de semana, o recolher obrigatório nos territórios de risco muito elevado e extremo tem decorrido a partir das 13:00, mas como o atual Estado de Emergência termina na quinta feira carece de renovação para que as medidas de restrição se mantenham em vigor, devendo haver uma atualização da lista de concelhos consoante os quatro níveis de risco – extremo, muito elevado, elevado e moderado.
No período de Natal, independentemente do nível de risco de cada território, foi permitida a circulação entre concelhos, bem como a circulação na via pública nos dias 24 e 25 de dezembro até às 02:00 do dia seguinte, e no dia 26 de dezembro até às 23:00.
Após esse alívio das medidas de restrição, o período de Ano Novo foi de “máxima contenção” em todo o território continental, incluindo a proibição de circulação entre concelhos entre as 00:00 de quinta feira (31 de dezembro) e as 05:00 de hoje, “salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos”.
Inicialmente, em 5 de dezembro, o Governo anunciou que na noite de passagem de ano o recolher obrigatório seria às 02:00 e apenas para os concelhos considerados de risco extremo e muito elevado de transmissão do novo coronavírus, mas as medidas foram reavaliadas em 17 dezembro e sofreram um agravamento, sendo generalizadas a todo o território continental.
Sem obrigação de aplicarem as mesmas regras de Portugal continental, a Madeira e os Açores decidiram aplicar medidas especiais que vigoraram durante as celebrações natalícias e de Passagem de Ano, sem implicar proibições de circulação na via pública ou entre concelhos.
Entretanto, a Madeira anunciou já que a partir de terça feira vai aplicar o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00.
Após os períodos de Natal e de Ano Novo, em que foram também alterados os horários dos restaurantes e dos estabelecimentos de comércio, voltam a vigorar as medidas de restrição consoante o nível de risco de cada concelho no território continental, pelo menos até quinta feira.
Póvoa de Varzim continua na lista dos concelhos de risco muito elevado de transmissão da Covid-19, com 892 casos de Covid-19 por 100.000 habitantes, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Vila do Conde integra também a lista dos concelhos de risco muito elevado de transmissão da Covid-19, com 916 casos de Covid-19 por 100.000 habitantes, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ouve esta segunda feira todos os partidos com assento parlamentar, depois de ter anunciado que pretende renovar o Estado de Emergência por apenas oito dias, em vez dos habituais 15.