Última hora

Filho da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde Elisa Ferraz, José Luís Ferraz, faleceu

20 Janeiro 2021
Filho da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde Elisa Ferraz, José Luís Ferraz, faleceu
Local
0

O filho mais velho da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, José Luís de Carvalho Graça Ferraz, faleceu esta terça feira, 19 de janeiro de 2021.
A morte de um filho é, geral e transversalmente, descrita como “um dos acontecimentos mais dolorosos e marcantes da vida de uma mãe”.
A morte de um filho é, em quase todas as culturas, “a mais absurda das mortes”, aquela a que alguns chamam de “antinatural” ou “contranatura”, que “contraria a ordem natural da vida”.
A morte de um filho, mais do que qualquer outra morte, tem sido descrita como “uma espécie de extração violenta de parte do Ser”, como que “o arrancar de um pedaço vital do corpo”, onde “a vida fica para sempre amputada”.
O sofrimento vivido por uma mãe enlutada, independentemente da idade do filho falecido, é descrito como “inigualável, incalculável, inimaginável, incomensurável”.
Os lutos não serão todos iguais, porque as pessoas também não o são, mas o amor partilhado em vida foi único, inigualável, incalculável, inimaginável, incomensurável e isso ninguém pode arrancar de nós.
“Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”, escreveu Antoine de Saint-Exupéry, no livro “O Principezinho”.
Ninguém deveria ser obrigado a ver partir aquele que viu nascer. Principalmente depois do seu coração ter começado a bater do lado de fora do seu corpo. Mas agora são estrelas. É só olharmos para o céu, que a mais brilhante de lá é, certamente, a sua.
O funeral de José Luís de Carvalho Graça Ferraz realiza-se esta quarta feira, 20 de janeiro, pelas 16:30 horas, na Igreja Matriz de Vila do Conde.
O jornal Renovação endereça as mais sentidas condolências à Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Maria Elisa de Carvalho Ferraz, e ao seu filho mais novo, Luís Tiago de Carvalho Graça Ferraz.