Última hora

Candidata presidencial Ana Gomes ao lado de deputada do PAN alerta para perigo dos humanos

22 Janeiro 2021
Candidata presidencial Ana Gomes ao lado de deputada do PAN alerta para perigo dos humanos
Política
0

O mundo animal entrou esta quinta feira na campanha presidencial de Ana Gomes, a candidata que nem se importa que lhe chamem ‘rottweiler’ e que alertou, entre cães e gatos, que o maior perigo vem dos seres humanos.
Acompanhada pela deputada Bebiana Cunha do PAN (partido que apoia oficialmente Ana Gomes, a par do Livre), a antiga eurodeputada socialista visitou a meio da manhã desta quinta feira a associação de proteção animal Midas, em Custóias, no concelho de Matosinhos, que recebe cerca de 300 animais por ano e tenta colocá-los para a adoção.
Ao longo da campanha, por várias vezes a candidata invocou o ‘apelido’ de ‘rottweiler’, que lhe terá sido atribuído por dirigentes e governantes socialistas, segundo um documento proveniente da investigação Wikileaks.
“Chamaram-me ‘rottweiler’ e eu procuro corresponder às características do ‘rottweiler’, sou persistente e não largo”, explicou, entre risos.
Ana Gomes, que diz preferir gatos, mas sempre ter tido cães, tem atualmente uma cadela pastor alemão, a que chegou a pensar dar o nome de ‘Troika’ por se ter juntado à família nessa altura.
“Mas pensámos que era demasiado injurioso e então pusemos-lhe Tosca”, contou Ana Gomes.
Questionada se classificaria o líder do Chega e também candidato presidencial André Ventura como um “cão que ladra e não morde”, respondeu: “eu não sou especialista em classificar animais”.
No final da iniciativa seguinte, uma reunião com a direção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), presidida pelo Padre Lino Maia, a candidata fez questão de esclarecer o que queria dizer.
“Há pouco dizia-vos, a uma pergunta vossa, que não sabia classificar animais… O perigo não vem dos animais, vem dos seres humanos que são perigosos para outros seres humanos e não são solidários”, alertou, considerando que é o “exemplo contrário” do que se verifica no setor social.
A diplomata elogiou o papel da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e das Instituições Particulares de Solidariedade Social na ajuda aos mais necessitados, frisando que a pandemia de Covid-19 reforçou a sua importância.
Antes, Ana Gomes – que acabou por ter quatro iniciativas de campanha na manhã desta quinta feira, em vez das três inicialmente previstas – visitou ainda a esquadra do Bom Pastor, que tem uma especialização no atendimento às vítimas de violência doméstica, e o Complexo de Neurointervenção da Cruz Vermelha Portuguesa.
A chuva quase não deu tréguas nesta manhã de campanha de Ana Gomes que, para se proteger, andou sempre com um chapéu de pele ‘made in’ Austrália, a fazer lembrar o envergado por Paul Hogan numa série de filmes de ação australianos dos anos 80, “Crocodile Dundee”.