Última hora

Vila do Conde segue tendência de descida de novos casos identificados de Covid-19 no Norte

10 Dezembro 2020
Vila do Conde segue tendência de descida de novos casos identificados de Covid-19 no Norte
Local
0

Sete concelhos a Norte de Portugal registaram, entre a última semana de novembro e primeira de dezembro, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção e 31 concelhos um decréscimo superior a essa percentagem, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
O documento da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) reporta a evolução da situação epidemiológica da Covid-19 entre a terceira semana de novembro (de 17 a 23) e a primeira semana de dezembro (de 1 a 7).
Dos vários concelhos abrangidos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), destacam-se sete que, entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro, registaram um crescimento de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 superior a 30%.
Sabrosa, Mesão Frio, Vila Pouca de Aguiar e Montalegre, no distrito de Vila Real, registaram uma taxa de crescimento de 140%, 100%, 94% e 34%, respetivamente.
Também Vinhais, Torre de Moncorvo e Vila Flor, no distrito de Bragança, acompanharam esta tendência.
Apesar do crescimento, os mapas do relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) sobre o crescimento e variação do número de novos casos de infeção por Covid-19 a Norte refletem um maior número de concelhos a azul, isto é, municípios que contabilizaram uma diminuição.
Entre os 31 concelhos que registaram um decréscimo de novos casos de Covid-19 superior a 30%, destacam-se Espinho, Arouca e Vale de Cambra, em Aveiro [onde a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) abrange sete municípios], distrito que contabiliza agora um decréscimo de 22%.
Neste distrito, apenas o concelho de Oliveira de Azeméis contraria a diminuição, ao registar mais 18% de novos casos, passando de 309 na última semana de novembro para 365 na primeira deste mês.
No distrito de Braga, que contabiliza agora menos 23% de novos casos, os municípios de Vizela, Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Amares também registaram uma diminuição.
Aqui, apenas o concelho de Terras do Bouro cresceu 13% entre as duas semanas.
À semelhança dos distritos de Aveiro e Braga, também no distrito de Bragança – cuja tendência de decréscimo se fixa nos 24% – os municípios de Macedo de Cavaleiros, Alfandega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Miranda do Douro registaram menos 30% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.
Também Santo Tirso, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira e Baião, no distrito do Porto, acompanharam este rumo.
No distrito do Porto, que contabiliza agora uma diminuição de 22% de novos casos, apenas Amarante contraria esta tendência, ao registar mais 28% de novos casos, passando de 209 novos casos na última semana de novembro para 268 na primeira de dezembro.
Vila do Conde e Póvoa de Varzim também seguem a tendência de descida de novos casos de Covid-19 na última semana de novembro até 2 de dezembro com, respetivamente, 467 (Vila do Conde) e 418 (Póvoa de Varzim) novos casos de SARS-CoV-2, que faz com que Vila do Conde tenha 584,5 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes e a Póvoa de Varzim 665,8 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, uma descida de mais de 30% em ambas as cidades da penúltima para a última semana.
Os dez municípios de Viana do Castelo, distrito que regista agora um decréscimo de 29%, diminuíram o número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, destacando-se Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Caminha.
Já no distrito de Vila Real, que totaliza menos 20% de novos casos de infeção, também os municípios de Alijó, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Boticas e Chaves registaram menos 30% do número de novos casos.
Segundo o relatório, Chaves é o concelho que apresenta a maior taxa de incidência, com a mesma a fixar-se nos 2.363 casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.
A Chaves sucedem-se os municípios de Mondim de Basto, Vila Pouca de Aguiar, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Armamar, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Esposende.
Nestes nove concelhos a incidência é superior a 1.300 casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, sendo que a média da região Norte se fixa agora nos 930 casos.
O país está em Estado de Emergência desde 9 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.