Última hora

Póvoa de Varzim mais uma vez entre os concelhos com risco elevado de transmissão da Covid-19

6 Dezembro 2020
Póvoa de Varzim mais uma vez entre os concelhos com risco elevado de transmissão da Covid-19
Local
0

A lista de concelhos com risco extremamente elevado e muito elevado passa de 127 para 113 municípios, mantendo a proibição de circulação na via pública a partir das 13 horas nos próximos dois fins de semana, avançou este sábado o Governo.
Integrando apenas o território continental português, a atualização da lista de distribuição de concelhos por nível de risco entra em vigor a partir da próxima quarta feira e até 23 de dezembro, no âmbito do novo Estado de Emergência para responder à pandemia da Covid-19.
Póvoa de Varzim está entre os concelhos em risco extremamente elevado, por ter mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, especificamente 1672,4 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Para os concelhos com risco extremamente elevado e muito elevado, o Primeiro-Ministro, António Costa, disse que se mantém a proibição de circulação na via pública a partir das 13 horas nos fins de semana de 12 e 13 e de 19 e 20 de dezembro, estando em causa o dever de recolhimento entre as 13 e as 5 horas do dia seguinte.
Além destas medidas, estes 113 concelhos estão sujeitos às medidas já em vigor e que se mantêm para os concelhos em risco elevado, como a proibição de circulação na via pública entre as 23 e as 5 horas nos dias úteis (nos casos de risco elevado, este horário funciona também aos fins de semana).
Em novembro, o executivo tinha já dividido os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.
Na atualização do mapa de risco, em conferência de imprensa, António Costa revelou que há 27 concelhos de risco muito elevado ou elevado que passam para risco moderado, devido a uma “evolução francamente positiva na última quinzena”.
No global, há menos 12 concelhos no nível de risco extremamente elevado, passando de 47 para 35; menos dois de risco muito elevado, descendo de 80 para 78; mais seis de risco elevado, aumentando de 86 para 92; e mais oito de risco moderado, subindo de 65 para 73.