Última hora

Portugal ainda não identificou a nova estirpe do novo coronavírus SARS-CoV-2 do Reino Unido

21 Dezembro 2020
Portugal ainda não identificou a nova estirpe do novo coronavírus SARS-CoV-2 do Reino Unido
País
0

Em Portugal não foi identificada, até ao momento, a nova estirpe do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido e que as autoridades britânicas referem ser “mais facilmente transmissível”, disse fonte oficial do Instituto Ricardo Jorge.
“O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) tem vindo a desenvolver, desde o passado mês de abril, um estudo de âmbito nacional sobre a variabiliade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, através da análise do genoma deste novo coronavírus. De acordo com os resultados obtidos até ao momento, ainda não foi identificada em Portugal a nova variante genética detetada a circular numa região do Reino Unido”, avançou fonte do gabinete de imprensa do INSA.
Fonte do gabinete de imprensa do INSA recordou que o “estudo tem como objetivo principal determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal”.
As autoridades britânicas alertaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a descoberta da nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível, embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.
Fonte do gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português anunciou que Portugal segue “com atenção” a evolução da situação epidemiológica no Reino Unido e está a privilegiar a “cooperação estreita” entre as autoridades de saúde dos dois países.
A Covid-19 provocou pelo menos 1,701,876 óbitos resultantes de mais de 77,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas há registo de 54.212.180 curados.
Em Portugal, morreram 6.134 pessoas, dos 374.121 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), mas há registo de 297,233 recuperados.