Última hora

CIP diz que já se perderam 110 mil postos de trabalho devido à pandemia de Covid-19

15 Dezembro 2020
CIP diz que já se perderam 110 mil postos de trabalho devido à pandemia de Covid-19
Economia
0

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) avançou esta segunda feira que a pandemia de Covid-19 já provocou cerca de 110 mil despedimentos, defendendo que é importante garantir que as novas medidas lançadas pelo Governo surtam o efeito necessário.
“Sabemos hoje que já se perderam qualquer coisa como 110 mil postos de trabalho”, adiantou António Saraiva, na apresentação ‘online’ de um inquérito desenvolvido com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
O também empresário notou que, se o Governo tivesse adotado as medidas apresentadas pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) no início da pandemia, teria sido possível evitar “algumas das falências e salvaguardar alguns desses postos de trabalho”.
Assim, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) exigiu que seja assegurado que as medidas, avançadas pelo Governo para mitigar o impacto da pandemia, vão cumprir o seu objetivo.
Para isso, defendeu ser necessário que estas não tenham “difíceis processos de candidatura e complexos formulários”.
Cerca de 83% das empresas consideram que os programas de apoio do Estado, para mitigar o impacto da pandemia, estão aquém do necessário, segundo o estudo da Confederação Empresarial de Portugal (CIP).
“Na semana de 4 de dezembro, 83% das empresas considera que os programas de apoio estão aquém (ou muito aquém) do que necessitam”, lê-se na análise, desenvolvida com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE.
A opinião dos empresários face aos apoios do executivo manteve-se “estável”, após o agravamento registado no mês anterior.
Portugal contabiliza hoje mais 84 mortes relacionadas com a Covid-19 e 2.638 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que estão internadas 3.206 pessoas, menos 48 do que na segunda feira, das quais 506 em cuidados intensivos, menos sete.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 5.733 mortes e 353.576 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 67.805, menos 3.207 casos em relação a segunda feira.
A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 1.633.936 óbitos resultantes de mais de 73,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas também há registo de pelo menos 51.542.201 doentes curados.