Última hora

Cinco concelhos do Norte de Portugal têm um aumento de novos casos de infeção por Covid-19

28 Dezembro 2020
Cinco concelhos do Norte de Portugal têm um aumento de novos casos de infeção por Covid-19
País
0

Cinco concelhos da região Norte registaram, entre a terceira e quarta semana de dezembro, um aumento do número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
O relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) reporta a evolução da situação epidemiológica entre a segunda (de 6 a 12) e a quarta semana (de 20 a 26) de dezembro.
Vieira do Minho, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo, Arcos de Valdevez e Valença foram os únicos concelhos que, entre a terceira e quarta semana do mês, registaram um aumento de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a Covid-19.
Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, foi o que registou o maior crescimento, com o mesmo a fixar-se nos 109%, tendo passado de 66 para 138 novos casos.
Este concelho é o que apresenta a maior taxa de incidência da região Norte, com a mesma a atingir os 1.405 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.
A Macedo de Cavaleiros, sucedem-se, em termos de crescimento percentual, Torre de Moncorvo (75% de novos casos de infeção), Arcos de Valdevez (50%), Valença (24%) e Vieira do Minho (19%).
No mesmo período, os restantes concelhos da região Norte registaram um decréscimo do número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.
O distrito de Aveiro [onde a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) abrange sete municípios] contabilizou um decréscimo de 27% de novos casos de infeção, passando 1.005 novos casos na terceira semana do mês para 735.
Também o distrito de Braga acompanhou esta tendência, registando um decréscimo de 29% e passando de 3.371 novos casos para 2.403.
Bragança contabilizou menos 11% de novos casos entre a terceira e quarta semana do mês, tendo passado de 433 para 386 novos casos.
O distrito do Porto registou menos 22% de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, passando de 5.526 para 4.083 novos casos de infeção.
Também Viana do Castelo e Vila Real acompanharam esta tendência de diminuição, com o número de novos casos a registar um decréscimo de 34% e 38%, respetivamente.
O relatório indica ainda que, a par de Macedo de Cavaleiros, os concelhos de Montalegre, Alfandega da Fé, Ponte da Barca, Peso da Régua, Esposende, Valpaços e Vimioso registam uma taxa de incidência superior a 1.000 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias.
Nestes sete municípios, a taxa de incidência é superior à da região Norte, que se fixa agora nos 581,2 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias.