Última hora

Ordem dos Enfermeiros denuncia “cortina de fumo” sobre transferências de doentes do Norte

19 Novembro 2020
Ordem dos Enfermeiros denuncia “cortina de fumo” sobre transferências de doentes do Norte
Local
0

A Ordem dos Enfermeiros Norte acusou a tutela de “fazer uma cortina de fumo” à informação sobre transferências de doentes no Norte do país para Lisboa.
“Chegaram-nos vários relatos de transferências de doentes do Norte para a zona de Lisboa, o que, para nós, só é compreensível à luz de termos recursos a Norte esgotados ou em vias de esgotar. Estamos a assistir a uma passividade, pelo menos em termos de comunicação, da tutela e da Direção-Geral da Saúde [DGS] que não se entende. É uma cortina de fumo à informação sobre transferências”, referiu João Paulo Carvalho.
Após descrever que enfermeiros de vários hospitais mostram “cansaço e exaustão”, o presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros disse ter conhecimento de que o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) está a transferir doentes infetados com o novo coronavírus para Lisboa, Coimbra, Aveiro, Braga, Viana do Castelo, Porto, bem como para o hospital da Misericórdia de Paredes, sendo que sobre este último caso, segundo João Paulo Carvalho, os relatos são “dramáticos”.
“Foi-nos comunicado oficiosamente que os doentes transferidos para o Hospital da Misericórdia de Paredes são doentes que não têm indicação para reanimação em caso de paragem cardiorrespiratória. Precisamos de confirmar que o Hospital de Paredes tem serviço de cuidados paliativos e que estes doentes estão a ter todo o tratamento necessário para o seu estado. Preocupa-nos qual é o tratamento que estes doentes estão a ter no seu fim de vida. Não pode valer tudo”, disse João Paulo Carvalho.
Em causa está o centro hospitalar que na semana passada chegou a registar 10% dos internamentos nacionais por Covid-19.
Fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) referiu que na quinta feira da passada semana este centro hospitalar acolhia 188 doentes Covid-19 internados, dos quais 11 em cuidados intensivos.
João Paulo Carvalho defendeu uma ação “mais musculada” para “tentar quebrar cadeias de contágio” na zona do Tâmega e Sousa.
“Estamos neste momento com doentes do Vale do Sousa em todo o país e isso reflete-se na pressão dos hospitais vizinhos”, resumiu João Paulo Carvalho.
Também de acordo com dados da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, os hospitais de Guimarães e de Famalicão “terão atingido o limite das suas capacidades” e “já transferiram doentes para o Santa Maria em Lisboa”.
“Nestas duas unidades hospitalares os serviços de internamento Covid-19 estão cheios. Os serviços de urgência têm uma pressão brutal e não têm capacidade de resposta adequada, atempada e com qualidade. As equipas estão altamente deficitárias e esgotadas. Temos relatos de enfermeiros que estão a ficar doentes, que já não conseguem aguentar tantas horas porque lhes estão a ser pedidas horas extraordinárias”, descreveu João Paulo Carvalho.
O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) atribui as “eventuais transferências” para outros hospitais à “necessidade de cuidados diferenciados”.
“Famalicão não tem cuidados intensivos pelo que terá sempre, infelizmente, de transferir se o doente entrar em estado crítico. O CHMA [que além de Famalicão tem unidade em Santo Tirso] não está esgotado. Ontem [quarta feira da semana passada] tinha 91 doentes Covid-19 e capacidade de aumentar respostas”, referiu a mesma fonte.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros pediu também esclarecimentos ao Hospital de Braga sobre o internamento “num mesmo serviço de cuidados intensivos de doentes Covid-19 e não Covid-19”.
“Temos de perceber como é que se coloca doentes de diferentes tipologias no mesmo serviço sem aumentar o risco, quer para os doentes internados, quer para os profissionais de saúde”, disse João Paulo Carvalho.
Confrontado com esta denúncia, o Hospital de Braga respondeu que “com o aumento do número de doentes críticos devido à Covid-19, foi necessário expandir a capacidade de internamento numa nova área intensiva com separação efetiva entre doentes Covid e não Covid”.
Em comunicado, o Hospital de Braga, que acolhe 97 doentes infetados com o novo coronavírus em enfermaria e 21 em cuidados intensivos, garantiu que são cumpridas “todas as normas de segurança e distanciamento entre doentes”.