Última hora

Novo surto de Legionella já causou sete mortes em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos

11 Novembro 2020
Novo surto de Legionella já causou sete mortes em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos
Local
0

O surto de Legionella que está a afetar os concelhos de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim causou hoje mais uma morte, elevando para sete os óbitos relacionados com a doença.
Segundo fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), esta recente vítima mortal registou-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde desde 30 de outubro até hoje já morreram cinco pessoas com complicações inerentes à doença dos legionários.
De acordo com fonte do hospital de Matosinhos, desde o início do surto foram tratados 36 doentes com Legionella, sendo que 18 continuam internados, 16 deles em enfermeira e dois na unidade de cuidados intermédios.
Mais a norte, no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde foram hoje diagnosticados quatro novos casos de Legionella, elevado para 25 o número total de pessoas que recorreram a esta unidade devido à doença.
Segundo fonte do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, os quatro novos casos referem-se a três habitantes de Vila do Conde e um outro da Póvoa de Varzim, que necessitaram de internamento, elevando para 16 o número de doentes que estão na unidade.
No total, desde 30 de outubro, segundo a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), estes dois hospitais da região Norte já receberam 61 pessoas com Legionella, sendo que 36 continuam internadas.
Também no Hospital de São João, no Porto, estão internados seis doentes com Legionella, dois dos quais em cuidados intensivos, confirmou hoje fonte desta unidade hospitalar.
A origem do surto ainda não foi detetada, embora o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, tenha hoje afirmado que já estão a ser realizadas analises em diversos locais da região.
A doença do legionário é uma forma de pneumonia grave, provocada pela bactéria ‘Legionella Pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares, que, apesar de poder ser grave, tem tratamento efetivo.