Última hora

Matosinhos com 5 novas linhas de transportes públicos das quais uma passa em Vila do Conde

26 Novembro 2020
Matosinhos com 5 novas linhas de transportes públicos das quais uma passa em Vila do Conde
Local
0

A Câmara Municipal de Matosinhos espera concluir esta semana o plano de expansão da rede de transportes públicos, colocando em pleno funcionamento cinco novas linhas de autocarros, anunciou a autarquia matosinhense.
No início deste mês, três das cinco novas linhas – 131, 133 e 135 – iniciaram a operação e, já esta semana, arrancou a quarta, a 134 que liga o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, à estação de metro do Viso, no Porto, descreveu a Câmara Municipal de Matosinhos, em comunicado.
A quinta linha (132), que vai ligar Lavra (Matosinhos) a Vilar do Pinheiro (Vila do Conde), deverá arrancar até ao final desta semana, adiantou a Câmara Municipal de Matosinhos, em comunicado.
A Linha 134 é a de maior extensão – 16,2 quilómetros no trajeto de ida e 14,2 quilómetros no de volta – e cria um eixo de atravessamento do concelho no sentido Norte/Sul, nomeadamente através da ligação de várias das zonas referenciadas como áreas com falta de serviço de transporte público ou sem serviço.
“Estas cinco novas linhas significam mais 105 quilómetros de cobertura de rede, mais 140 locais de embarque e desembarque, mais 120 viagens diárias e mais 1.300 quilómetros percorridos todos os dias”, afirmou José Pedro Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Matosinhos.
Falando no “maior aumento” da rede de transportes públicos no concelho, nos últimos 30 anos, o vereador contou que o objetivo é levar autocarros a zonas que “há décadas não vêem um autocarro”.
“A isto, soma-se a intenção de cobrir todas as zonas carenciadas identificadas, corrigir assimetrias existentes no território, reforçar o serviço no norte e no centro e melhorar a ligação aos municípios vizinhos”, detalhou a Câmara Municipal de Matosinhos, em comunicado.
Esta operação implica um investimento de 300 mil euros por parte da Câmara Municipal de Matosinhos, contou José Pedro Rodrigues.